Como foi 2016 e o que esperar de 2017?
Por Márcia Lira em
Se você ainda não se fez essas perguntas, eu digo que vale a pena. Mesmo que seja de uma forma bem despretensiosa, olhar para trás e desejar o futuro é um exercício legal porque você acaba descobrindo alguma coisa útil.
Pra mim, por exemplo 2016 tinha sido o mais horrendo dos anos, mas quando eu botei no papel não é que teve umas coisas boas? Então abaixo eu enumero alguns tópicos interessantes, sem muito compromisso com ordem de importância e maiores detalhes. E acrescentando algumas coisas que penso pra 2017.
1. Queda abissal de amores pela trilogia Millenium
Fazia tempo que eu não lia tantas páginas em tão pouco tempo, nem ficava tão fissurada num livro, esquecendo até de dormir. Aguarde resenha bombástica na sequência. E brigada, Ritinha, por me convencer a começar.
2. Li o meu primeiro Saramago: O Conto da Ilha Desconhecida
Por culpa de Anne Durey, que também me deu o segundo para ler em breve: O Homem Duplicado. 🙂
3. O maior troca-troca em linha reta: com a ONG Visão Mundial
No Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, foi um acontecimento. <3 E também teve a 2ª edição do Eça é a Nossa Praça.
4. Casal que mais shippei na vida: Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist
Da trilogia Millenium, lógico. <3
5. Comecei a série mais fofa e livreira da vida: Gilmore Girls
Não resisti à pressão social dizendo que eu devia ver, e não me arrependo. É muito fofa, e livros são citados em 80% dos episódios. Só fico meio tensa porque ainda tô no 40º episódio de uns 150 de 40 minutos, hahaha. Pra você ter ideia, tem esse guia pra ler como Rory.
6. Li bem mais em 2016
Tudo bem que 2015 não foi parâmetro, mas considerando todo o turbilhão que passei ano passado com meu pai posso me alegrar com os sete livros que li, incluindo os calhamaços de Stieg Larsson. Mas é claro que esteeeeeeee ano a expectativa é de dobrar pelo menos.
7. Muitas e riquíssimas contribuições especiais
Ellen Guerra contou o que achou do Hibisco Roxo. Wagner resenhou Lygia Fagundes Telles, William Faulkner e a HQ Retalhos. Dulce indicou a série The Affair. Jake, do Bodega Literária, deu dicas de como ler mais. Bianca fez uma comparativo massa de autores holandeses. Vinícius declarou aqui todo seu amor por Stephen King.
8. Resenhei um livro de Isaac Asimov que não curti
Foi uma decepção ter lido um livro mediano de um autor sobre o qual tinha muita expectativa.
9. E descobri que Bradbury pode ser mais fantástico
Um dos pontos altos foi conhecer um Ray Bradbury ainda mais intrigante que o de Fahrenheit 451.
10. Encarei dois livros que eu não leria normalmente
Culpa do clube BlogseLivros que foi formado no segundo semestre, mas acabou parando. Por conta dele, li Como Eu Era Antes de Você (ainda nem vi o filme! ) e O Lado Bom da Vida. Foi bom sair da minha zona de conforto e conhecer títulos que tantas pessoas amam, mas definitivamente não é meu estilo de leitura.
11. Mesa com escritora famosa
Não sou público da Paula Pimenta, mas respeitei demais conhecê-la e às suas fãs na Fenelivro 2016. Entrou na conta das boas experiências do ano.
12. Não li 01 escritora mulher sequer 🙁
É um balanço muito triste que pretendo corrigir este ano, com o primeiro livro do ano aliás. Eu nunca planejei todas as minhas leituras com antecedência, e esse ano o meu desafio é testar isso pra ver se o efeito é bom.
13. E planejo ainda mais
Fazer no mínimo 6 trocas de livros no ano. Lançar um blog Menos1naestante novo com identidade visual repaginada totalmente, com seções novas e parceiros diferentes. Fazer mais sorteios de livros (o último no Instagram teve mais de 700 comentários participantes). E assim por diante!
E vocês, como avaliam 2016 e o que planejam pra este ano?
Enfim, queridos, 2017 tem que ser massa pra mim e pra vocês. A gente merece <3
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Hahaha. Saramaguete! bEspero que a gente compartilhe pelo menos o dobro em 2017. 😀
Adorei os comentários e com certeza é um incentivo para quem busca ler mais e quer boas dicas a partir dos comentários leves e descontraídos.Que 2017 seja um ano de boas leitoras. E vamos acompanhando as dicas:). Que menos 1 na estante influencie mais um na vida de muitos. Parabéns!!!!
Calzinha, fico feliz de te ver por aqui. 2017 vai ser um ano massa pra gente, nos livros e na vida. <3
Eu amei este post ?
2016 é melhor deixar para lá, acho que foi um ano tenebroso para muitos, o bom é que no intervalo da doideira sinistra de 2016, tivemos alguns momentos bacanas para poder contar e sorrir um pouco.
Li muito pouco em 2016, meu pior ano literário até esse momento, me enrolei inteira no inglês, não assisti quase nada de series. Mas, Gilmore Girls tá me chamando (estou sentindo), vou ver se assisto. Mas o Menos1 na estante bombou em 2016, achei um ano produtivo, com bons posts em seu blog e iniciativas sociais muito bacanas, pena que moro muito longe, senão participaria dos eventos, do troca a troca (apesar de ser egoísta), parabéns por 2016 e que 2017 seja muito, muito massa, beijos.
Tá aí você me confirmando algo que tentei fazer: postei pouco, mas me empenhei mais nesses poucos posts. Obrigada por estar por aqui. Tenho quase certeza que você vai amar as Gilmore. E quem sabe um dia eu não faço um troca em Sâo Paulo? Que 2017 chegue com muitas leituras boas. 😉
Cola em mim que é Saramago! Adorei a seleção de bons momentos e ainda mais ter compartilhado alguns contigo. Sucesso pro Menos 1! =****