Livro #3 de 12 | Rita no Pomar para surpreender
Por Márcia Lira em
Um dia eu cliquei em “publicar” numa postagem e nem imaginava o que aconteceria por causa disso. Eram minhas impressões sobre a coletânea de contos Tempo Bom aqui no blog, cuja história O Cavalo me chamou mais a atenção do que as outras. Imagine que o autor dela leu o meu post, gostou das observações e ainda entrou em contato por e-mail. Essas surpresas que a internet permite.
Rinaldo de Fernandes acabou me enviando dois de seus livros, num gesto muito atencioso ao qual só agora retribuo. Antes tarde que nunca, né?
Venho contar sobre a minha leitura do romance Rita no Pomar, uma obra que eu achei incômoda. E isso é um elogio, pois o título do livro e a sinopse fazem você gerar uma expectativa de alento que a realidade das páginas não cumpre.
Diria que Rita está na mesma família literária imigrante de Macabéa, a protagonista de A Hora da Estrela, só que num sentido inverso. Ela deixa São Paulo e se instala numa praia do litoral nordestino. São personagens encurraladas numa situação de vida em que a última opção é a mudança do espaço físico.
Que motivações ela teve? Aos poucos vamos conhecendo Rita, seus pensamentos, sua história e frustrações por meio do diálogo que ela mantém com seu único interlocutor: o cachorro Pet. São grandes blocos de fluxo de consciência disfarçados de conversa – ou seria monólogo?
No meio há os textos que ela escreve, como num diário. Histórias paralelas. Divagações que deixam a gente em dúvida sobre o que aconteceu de verdade e o que é imaginação. Insights da existência de algum mistério.
Na verdade é essa curiosidade sobre Rita que move o leitor ao longo das páginas. O autor vai seduzindo a gente com leveza entre a brisa do mar e os cheiros das frutas plantadas, entre o vento batendo no rosto de Pet e as reminiscências duvidosas da moça. Caminhando, caminhando até o golpe final. É um jeito todo específico de ser literatura, e vale a pena.
Ah, aqui no livro também tem uma cena com um cavalo onírico que me lembrou o conto. Curti o cruzamento, e fiquei curiosa pra saber se o animal sempre aparece nas histórias do Rinaldo.
Nota: 3/5
Editora: 7 Letras, 2008
Páginas: 103
ISBN: 978-85-7577-513-4
Saiba opiniões sobre outros livros na seção Resenhas. Leia sobre o projeto de metas possíveis 12 livros em 2015.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Seja o primeiro a comentar
Deixe um comentário