Criando um novo hábito: o meu é postar 2x por semana e o seu?
Por Márcia Lira em
A leitura da vez é o livro Quanto Menos, Melhor, do Leo Babauta. E está sendo fantástico. Fico impressionada quando coisas tão óbvias ditas de outro jeito acessam a gente bem na jugular. É o caso desse livro curtinho e leve, porém bem rico.
De tal forma ele me pegou que resolvi escrever esse post pra cumprir um processo proposto pelo livro para a criação de um hábito. Vou explicar melhor.
O Leo Babauta acredita que o primeiro passo rumo a um novo hábito duradouro é se fazer valer do poder do menos. Ou seja, escolher 1 hábito de cada vez para implantar é fundamental. A estratégia proposta é de a aquisição do hábito ser um Desafio de 30 dias, seguindo esse passo a passo:
1. Escolha um hábito para ser seu Desafio.
Escolhi postar 2x na semana no blog, pois a ~água parada~ por aqui é uma das coisas que mais me incomoda. E o Menos1naestante sempre é algo no qual eu quero colocar minha energia. Nos capítulos anteriores o conselho é de que a meta precisa ser uma coisa bem acessível, por isso escolhi 2 posts pra começar e não 5, por exemplo.
2. Tome nota do seu plano.
Aqui é fundamental destrinchar o desafio em atividades diárias rumo ao objetivo. Então decidi que preciso encontrar pelo menos três momentos de umas 2h na minha semana para escrever, organizar o post, postar e divulgar nas redes sociais e por email. Vamos ver como me saio. :O
3. Compartilhe sua meta.
A recomendação é contar ao maior número de pessoas que você está tentando incorporar um hábito. Então por isso eu resolvi fazer esse post, tô contando a todos vocês e realmente já sinto a responsabilidade maior.
4. Faça um relatório diário de seus progressos.
Essa parte tô achando a mais difícil: de quem é o saco que eu vou encher todo dia sobre meus avanços? Hahaha
5. Comemore o novo hábito.
A ideia é que passados 30 dias eu vou ter abraçado meu hábito, mas ainda com a atenção de continuar praticando diariamente. Tomara, né?
As altas chances do método dar certo, segundo o Quanto Menos, Melhor é o comprometimento diário que a pessoa faz e o incentivo das pessoas que acabam se envolvendo. A dica do Babauta também é ter uma atitude positiva diante dos insucessos: reconhecer e ir em frente.
O que você achou?
Bom, eu estou muito animada com esse caminho e quis dividir com vocês pois todo mundo quer mudar algo ou botar um projeto pra frente. Imagina usar esse passo a passo pra criar o hábito da leitura, por exemplo? Então vamos nessa.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Concordo, Ana Carolina. Cozinhar mais e nadar com frequência estão na minha lista de novos hábitos há um tempão, e passo por fases de maior e menor comprometimento, intercalando com "dias de derrota" (jout jout usou a expressão num vídeo e adorei). Já li bastante o blog do Léo Babauta. No início, me pareceu uma grande revelação, de fato, obviedades ditas de forma direta e enxuta. O caminho do sucesso parecia simples e racionalizado. Depois tomei abuso, uma série de prescrições para a vida como nesses manuais que a gente sempre vê por aí. Só posso ler em doses homeopáticas, hahah. Sou procrastinadora e indisciplinada, já deu pra notar, né?
Espero que o método funcione! Já tinha lido algumas dicas do tipo, por exemplo que pra criar um novo hábito, ele deve ser repetido por 21 dias seguidos, ainda que seja um baita esforço, pois depois desse tempo ele estaria incorporado em nossa rotina e se tornaria automático. A questão de envolver outras pessoas também é bem legal, mas teoricamente teria que ser alguém que você fique chateado e/ou com vergonha de desapontar e essa pessoa tem que ser alguém que realmente te cobre, pois se for um amigão que passa a mão na sua cabeça quando você deixa de cumprir a meta ("ah, acontece, você tá sobrecarregada de coisas essa semana, depois recupera isso aí etc"), não tem tanto peso. Enfim, se quiser mandar o relatório pra mim, deixo meu e-mail à disposição. Hahahaha. Eu tenho uma lista de 6 hábitos que queria mudar/implementar neste ano e até agora nada 🙁 E são coisas tão simples. Mas sou rainha da procrastinação. Até pensei em criar um blog pra tentar criar esse compromisso público, mas já tentei ter blog antes e ninguém lia e isso me deixava ainda mais desmotivada. Hahahaha. Enfim, fiquei bem interessada nesse livro e tô torcendo pra você ter sucesso nessa empreitada! Bjos