5 motivos para ser fã de Stephen King
Por Márcia Lira em
Por Vinícius Batista, do Quatro Sentidos
Quem lê King sabe que uma coisa é certa: você sempre se surpreende com o livro. Ah, e quem não sabia acaba de descobrir um motivo pelo qual amamos esse escritor que hoje está completando 69 anos. Eu sou fã incondicional do mestre do horror e é claro que não poderia deixar esse dia passar em branco, por isso listei os 5 principais motivos pra você parar de fazer o que está fazendo nesse exato momento e pegar um de seus milhares de livros (e olha que estou exagerando só um pouquinho.)
1. Nem só de horror vive o fã de King.
Pra quem já faz cara de nojinho só de pensar em sangue e segredos sombrios, saiba que existe um King para cada um de nós. Pra quem curte um bom drama, por exemplo, temos À espera de um Milagre e Um Sonho de Liberdade, na fantasia vai bem O Talismã e a ficção científica 11/22/63.
via GIPHY
2. Lista interminável de histórias (ou histórias que deveriam ser intermináveis.)
King tem mais de 70 livros publicados e você poderia viver muito bem em qualquer uma de suas histórias, pode separar pelo menos umas duas estantes pra colecionar os seus favoritos, pois nenhuma experiência se repete em suas obras. Todas são muito singulares e até mesmo as continuações te dão diferentes sensações, como A Torre Negra (a sua maior obra, de acordo com ele próprio) e O Iluminado, que em 2013 deu seguimento à história com Doutor Sono.
3. Referências! Referências!
Você está rodeado de King e nem percebe! Quando você terminar IT, os palhaços nunca mais serão os mesmos, seus sonhos terão mais sentido e todas as manifestações estranhas da sua vida terão explicações. Ah, sem falar que nos próprios livros ele cita milhares de obras externas que te deixam mais curiosos ainda. Dá pra fazer uma lista de referências incríveis retiradas apenas do seu livro A Dança da Morte.
via GIPHY
4. Das letrinhas para as telonas.
Você já viu pelo menos um filme ou série baseada nas obras de King sem nem mesmo saber disso. Algumas deram muito certo, como os dramas do motivo 1, O Nevoeiro e Cemitério Maldito e outras falharam miseravelmente como Comboio do Terror, Mangler e O Apanhador de Sonhos. Porém o legal é ver todos eles, os bons e ruins têm seus méritos.
via GIPHY
5. Mergulho profundo em outras vidas. E sem cilindro de oxigênio.
Outra pessoa assume seu corpo enquanto você estiver lendo um King. Os detalhes sobre cada personagem, suas vidas e seus objetivos serão absorvidos em você mesmo. Você vai sentir a dor deles, torcer pelo sucesso de cada um, se emocionar, se revoltar, ficar em dúvida ou se sentir aliviado quando tudo for explicado. Cabe muita vida num livro de Stephen King, mesmo você pensando que em suas palavras só existe morte.
via GIPHY
E assim parabenizamos essa pessoa incrível que dá mais sentido às nossas vidas e que desejamos muitos e muitos anos, para podermos continuar nos surpreendendo a cada página. Apesar de que o King já é eterno, vamos combinar <3
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Nunca li nada dele, simplesmente porque via um reboliço nas redes sociais por causa dele e, virava o nariz para isso… enfim, puro preconceito literário, admito. De fato, já vi alguns filmes baseados nas obras de King sem nem mesmo saber disso, sim assisti! Então, tenho que ler porque adorei os filmes que assisti. Muito! Vou ler King!!!
Depois me conta o que achou. Quem é fã como o Vinícius, diz que tem King para todos os gostos!
Não sei o que seria da minha vida sem King <3 <3 <3