Projeto #12 livros em 2015
Por Márcia Lira em
O ano vai ser diferente. Tem que ser. Desde a volta do blog, decidi. Parei com essa história de metas de leitura distantes e impossíveis, que resultam num fim de ano frustrante. Eu corro demais. Você também deve correr demais, acontece com todo mundo hoje. É trabalho, é casa, contas pra pagar, marido, família, amigos, estudos.
Decidi focar no que está ao alcance, e assim surgiu o 12 livros em 2015 #12livrosem2015. É o mínimo de 1 livro por mês.
Pra quem tem um ritmo acelerado de leitura, essa meta vai soar como gargalhada. É o caso de muitos leitores do blog, grandes devoradores de livros. Eu acho lindo demais. Mas pra mim não funciona do mesmo jeito. Pra mim, menos é mais.
E pra você?
Se você é da ala que nunca mais abriu um livro, que vive pensando em voltar a ler, eu lhe digo: agora é a hora. Vai ali na estante ou na gaveta, pega o primeiro título que apetecer e se joga. Agora. Convido você para participar do #12livrosem2015 comigo também. Topa?
Outra coisa que quero começar a fazer é ter uma meta de leitura diária. Tipo, pra eu terminar um livro de 300 páginas em um mês, é importante que eu leia um mínimo de 10 páginas por dia. É forçar a barra? Talvez sim. Mas é aquele empurrão pra o carro pegar o embalo e seguir o caminho. O que importa é ler.
Cada livro concluído, uma resenha. Começou com Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, do Rubem Fonseca, que li no começo do ano. Vai dar pra acompanhar tudo direitinho na seção Resenhas, que está no ar, mas ainda em fase de organização aqui no blog, no menu principal acima.
>> Entenda um pouco mais essa nova fase do blog.
O que acharam? Aguardo a participação de vocês com a hashtag #12livrosem2015 no Instagram, Twitter, Facebook. <3
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Ah, eu curto o foco em terminar as coisas, e serve pra livros. 🙂 Tem muita gente que usa essa estratégia do "livro da rua" e do "livro do trabalho", né? Vou ver se dá certo comigo. beijo,
Boraaaaaaaa!! Crime e Castigo??
hahaha, vai sair, vai sair. 😀
Oiê!
Acho que o importante é ler mesmo, não importa a quantidade. Ler e entender o que esta lendo, atualmente muitos acabam de ler e esquecem até o tema do livro o.O
Eu tenho uma meta secreta que até hoje não consegui atingir (100 livros em um ano), o máximo que consegui foram 72 🙁
Com o MBA esta difícil conciliar leituras técnicas x os demais temas, mas estou tentando e respeitando o meu cansaço, quando vejo que não saio da 1° linha vou descansar e deixo para ler outro dia.
Este ano estou no 27°, contando com os livros do MBA.
Beijos e adorei o projeto, acho que você deveria abrir # para temas também, como terror, suspense, poesia, escritor nacional.
Olá, Léia, gostei muito da ideia de abrir a hashtag por temas, e também penso em abrir um grupo no Facebook sobre o projeto. Concordo com você que o que importa é ler, independente, mas a meta dá um estímulo e um foco maior pra quem quer priorizar isso e não consegue. É só uma ferramenta.
Você tá super de bem com a leitura, espera acabar o MBA pra alcançar sua ex-meta secreta (agora todos sabemos), é mais justo. Sugestão. beijo!
O bom é ler pelo prazer que traz, independente de quantidade. Qualquer meta já é válida. 🙂
Simmm, Tay, a meta é só uma ferramenta pra agitar as leituras. Gostei muito do Despindo Histórias, viu? 🙂
OI Marcia!
Adorei a idéia…eu comecei o ano terminando 3 livros começados em 2014! hehehe Isso melhorou bastante a minha leitura em 2015!
Esse ano já estou no sétimo livro, e lendo 2 ao mesmo tempo. Um fica na mochila, e leio no trabalho e filas hahaha e o outro deixo em casa, é mais pesado e mais emocionante sabe? Chorar no trabalho não é legal hahahahaha
Vamos que vamos nessa meta!!!!! Acho uma ótima idéia!
Beijãozão *