O que Paula Pimenta pode nos ensinar sobre arrebatar leitores adolescentes
Por Márcia Lira em
Na Fenelivro 2016, tive a oportunidade de mediar um bate-papo com a Paula Pimenta, autora frisson entre os adolescentes, principalmente entre as meninas. E embora eu não seja o público-alvo dos seus livros, fiquei feliz de testemunhar a relação massa que a escritora tem com seus fãs.
Em tempos de adolescentes com smartphones grudados na cara, é muito inspirador ver um monte deles reunidos, todos com seus livros de mais de 400 páginas nas mãos, os olhos brilhando diante da escritora preferida. E aquela ânsia pelo momento do encontro com direito a abraço, selfie para o snapchat e autógrafo.
Sério, é bonito de ver.
Pra entender porque a Paula Pimenta é tão bem-sucedida no desafio de conquistar leitores adolescentes, além de conversar com qualquer menina que tenha entre 11 e 16 anos, pode ler esses motivos que listei:
Curtindo o conteúdo? Assine nossa newsletter agora.
1. Ela é super simpática, atenciosa e paciente com seus fãs e as pessoas ao redor
Paula Pimenta vendeu mais de 1 milhão de cópias de livros, só na editora Gutenberg. A revista Época a colocou entre os 100 brasileiros mais influentes, em 2102. São 16 livros publicados no Brasil e traduções em Portugal, Espanha, Itália e países da América Latina, com destaque para as séries Fazendo Meu Filme (4 volumes) e Minha Vida Fora de Série (3 volumes até agora).
Tem gente bem metida por aí com muito menos que isso, concorda?
Mas ela não. Atendeu um a um, uma centena de adolescentes com o mesmo sorriso no rosto e toda a paciência, deixando todo mundo feliz. Nos bastidores, foi atenciosa e simpática do mesmo jeito. Sem falar na dedicação de interagir muito pelas redes sociais.
2. Defende que toda a literatura é válida para formar um leitor.
“Quando você descobre que ler é gostoso, você quer ler tudo, você quer ler o máximo de todo tipo de livro.” Essa é uma das frases legais da Paula Pimenta nesse vídeo do bate-papo, em que ela basicamente fala sobre como é importante deixar a criança começar lendo o que interessa a ela, porque isso abre as portas para o universo dos livros.
Foi uma resposta a um professor, que contou ter adotado os livros dela para seus alunos, e isso fez com que a turma dele fosse a mais leitora da escola.
4. Ela não tem medo em ser o que é.
Como disse a Veja nessa matéria, Paula Pimenta é uma menina grande mesmo tendo mais de 40 anos. No fim do ano passado, casou na Disney com direito à valsa com o Mickey e fotos pelo parque com vestido de noiva.
Conta que uma de suas autoras favoritas e inspiração literária é a Meg Cabot, e carrega um monte de canetinhas coloridas para dar autógrafo. E daí? Certamente o mundo precisa de mais gente assim, que se banque e essa honestidade é uma boa inspiração para os nossos jovens.
5. A escritora tem feito muitos adolescentes se jogarem na leitura.
No encontro, vi várias crianças e adolescentes que leram toda a obra dela, e estão querendo mais. Insaciáveis. Devoradores de livros. Quem sabe não são eles que vão mudar a dura realidade de que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, como apontou a última pesquisa Retratos da Leituras.
6. Ela curte Agatha Christhie <3
Perguntei à Paula Pimenta, na época em que ela era novinha, quem autor arrebatava o coração dela: quem foi a sua "Paula Pimenta"? E ela contou que não tinha esses tipos de romances naquele tempo, e que então uma das paixões dela foi Agatha Christie, pois ela curtia bastante o estilo da autora. Dei muito valor.
E você, o que acha da Paula Pimenta e de leitores adolescentes?
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
-
Foi um prazer mesmo, Rachel! 😀
[…] Marcia Lira, no Menos 1 na Estante […]
Paula é só amor <3 Ela é uma fofaaaaa (*^?^*)
Paula é inc´rivel, tenho livro autografado por ela e foto também, tenho ela no face e no instagram, ela responde a todos. Não sei como ela consegue, afinal, seu público é grande!
Os livros da Paula vieram parar na minha mão por acaso, uma amiga virtual do Skoob que falou dela e resolvi comprar o "FMF 1", li em 03 dias e fui direto na livraria comprar os outros 02, tive que esperar um ano pelo 4º e último "FMF", muito, muito bom. Além de ser criativa na elaboração do livro, o leitor se identifica com algumas coisas do livro, afinal, já fomos adolescentes e o nosso senso de urgência era outro, como que nos livros. Gostei muito e acabei lendo os outros que ela lançou. Paula nos faz sonhar e voltar no tempo, e isso é um exercicío muito gostoso. Adorei o post!
-
Pois é, apesar de não me identificar muito com as histórias, achei ela admirável. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada! 😉
que post mais lindo, Márcia! beijos e foi um prazer ter dividido este momento. <3