O que a internet está fazendo com os nossos cérebros?
Por Márcia Lira em
via oesquema.com.br
“A quantidade de textos, fotos, vídeos, músicas e links para outras páginas combinada com incessantes interrupções na forma de mensagens de texto, e-mails, atualizações do Facebook, tweets, posts em blogs e feeds de RSS fez com que nossas mentes se acostumassem a catalogar, arquivar e pesquisar informações. Desta forma, desenvolvemos habilidades para tomar decisões rapidamente, especialmente visuais.
Por outro lado, cada vez lemos menos livros, ensaios e textos longos – que nos ajudariam a ter foco, concentração, introspecção e contemplação. Ele diz que estamos nos tornando mais bibliotecários – aptos a encontrar informações de forma rápida e escolher as melhores partes – do que acadêmicos que podem analisar e interpretar dados.”
Só um gostinho de uma boa resenha do Link sobre o novo livro do norte-americano Nicholas Carr: The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains. A resenha me lembrou a tirinha do Laerte, que vi no Trabalho Sujo. Sinto que preciso ler o Carr, ele tem tratado de coisas que me angustiam. E a você?
3 comentários
Deixe um comentário