• Home
  • Sobre mim
  • Conteúdo patrocinado
  • Contato
Menos 1 na Estante
  • Home
  • Resenhas
  • Trechos de Livros
  • Receitinhas
  • Roteiros Literários
  • Troca-troca
  • Geral
  • Entre Livros

O meu painho foi embora

Por Márcia Lira em 08/08/2016

Eu e painho

Eu e painho


O meu painho foi embora.
Quarta-feira, 3 de agosto de 2016, às 8h10. O fechamento de um processo doloroso, desde o momento em que tivemos o diagnóstico de cirrose e câncer de fígado.
Desde a consciência da doença até a partida foram quase 4 meses que vivemos junto com ele, eu, minha mãe, e meus quatro irmãos. Quase 4 meses de pequenas despedidas e de lutas perdidas. De viver o presente acima de tudo. Da frustração de não poder fazer nada.
Até então eu tinha perdido parentes muito, muito queridos. A minha avó, a minha tia, o meu primo. Mas eu nunca tinha perdido um pedaço.
Perder o meu pai era o maior medo que eu tinha na vida. E a vida às vezes é engraçadinha que só, né? Prega essas peças na gente.
Sim, é o ciclo natural. Mas infelizmente a gente não é educado para a finitude.
Eu e painho 02
Não sei se você já passou por uma perda desse nível. Posso lhe dizer que é uma experiência transformadora à base de sofrimento. Eu não sou mais a mesma Márcia. E embora seja bem contrária à forma como aconteceu, suspeito que sou uma pessoa mais humana e mais forte.
Painho é um dos responsáveis pelo meu amor pelos livros, e portanto pela existência desse blog.
Eu comecei a ler pequenininha devorando gibis da Turma da Mônica que ele comprava pra mim. E lia depois. Até há poucas semanas antes dele “descansar”, bem debilitado, os gibis era uma das poucas coisas que divertiam ele.
A vida toda eu o vi lendo com frequência de uma forma gostosa e natural e isso me inspira. Era legal de vez em quando trocar uma ideia com ele sobre algum livro.
Painho, eu e Tárcio.
Painho foi a quase todos os troca-troca Menos1naestante. Chegava geralmente sozinho e em alguns casos passou menos de meia hora por lá. Mas ele ia. Pra mostrar que compartilhava comigo daquilo que me fazia feliz realizar.
A gratidão de ter tido sr. Nilson como pai por quase 35 anos é muito grande. Deu tempo de ele ensinar um bocado sobre a vida. Inclusive a encarar a realidade de frente, mas também com positividade e leveza.
Painho <3
E a saudade, essa eu vou ter que me entender com ela. A gente vai ter. Te amo, pai.
Família de sr. Nilson em parte
—
Quero aproveitar pra indicar duas instituições do Recife que conheci nesse processo: a clínica Onkos, onde a gente encontrou médicos mais humanos. E o ICT (Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer), que sempre está precisando de voluntários e doações.

  • homenagem
  • pai

3 comentários

AUTOR

Márcia Lira

Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.

Posts relacionados por categoria

Doe livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes em Pernambuco

Por Márcia Lira em 20/07/2017

Comer, Rezar, Amar – cena de leitura e romance

Por Márcia Lira em 15/06/2017

  • Luquinhas disse:
    08/08/2016 às 10:23

    que a sorte a nossa ele ter te incentivado a gostar de ler. =***

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:35

      Que sorte a minha que tu tá na minha vida. <3

      Responder
  • WAGNER BEZERRA disse:
    08/08/2016 às 16:27

    Minha amiga Marcia (não sei se posso te chamar assim…rs ^_^) mas eu me emocionei com seu texto e me compadeço de sua dor. Sei que esta perda não é fácil.
    E só quero dizer que se depender de mim (como resenhista…rsrs) esse seu site/blog não morrerá. Somos os sortudos de termos pessoas (pais e/ou mães) tão boas e iluminadas capazes de nos transmitirem as paixões deles para nossa vida.
    E compartilhar todo esse mundo das letras/livros e fantasia para fazer de nossa vida mais empolgante, só quem realmente entende o poder da leitura e ama ler sabe a importância disso.
    Força e um enorme abraço! :*

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:36

      Muito obrigada pelas palavras e pela força, Wagner. Só conseguindo responder agora. E vamos juntos na nossa empreitada pelas letras e pelos livros. 😉

      Responder
  • marta disse:
    08/08/2016 às 16:44

    Mae, tu com esse jeitinho Manso (tem muito mais coisa que Tio Nilson te ensinou, ne?) é muito forte. A perda de tio Nilson é muito grande. O seu texto é muito comovente. Como tinha que ser.
    A grandeza e generosidade dele está em tu. E isso não se perde. <3

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:37

      Madre, só tô respondendo agora, mas ajudou tanto essas tuas palavras (e ainda conforta). E miss you already. Beijo

      Responder
  • Claudinha Belem disse:
    08/08/2016 às 16:54

    Flor,
    Sinto muito pela sua perda! imagino a dor, a falta, a mutilação!
    Que Deus te proteja e conforte esse coraçãozinho que nos presenteia com tanta sensibilidade em suas postagens nesse mundo virtual! ??

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:39

      Brigada pela força que chegou por aqui com essas palavras, viu? Retomando e respondendo agora, mas foi bem importante pra mim. Um beijo!

      Responder
  • Emilia Queiroz disse:
    08/08/2016 às 22:37

    Márcia… Compartilho contigo essa dor. Perdi Mainha e nunca mais fui a mesma! A boa notícia é que um dia a dor física da saudade é sublimada e se transforma num sentimento indescritível de bem querer e contentamento. Também foi ela que me ensinou a gostar de ler e foi por ela que me tornei professora. Eu e vc sabemos que demos orgulho a eles e isso é um alívio!!! Conte com minhas orações e quando quiser conversar me procure!!! Mande um beijo pra deus irmãos e sua mãe!!! Bjs.

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:41

      Emilia, muito obrigada pela mensagem, viu? É bom ouvir que esses sentimentos difíceis se transformam. Desejo muito bem a você. Beijio!

      Responder
  • Paulinha disse:
    08/08/2016 às 23:33

    Marcinha

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:41

      hehehe :*

      Responder
  • Eduardo Queiroz disse:
    09/08/2016 às 00:24

    Marcinha seu pai, meu pai e Murilo foram
    grandes homens e pai de familia dignos de
    honra
    e homenagens!

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:41

      Foram mesmo, Dudu. Brigada! beijo

      Responder
  • Lucimara Busch disse:
    09/08/2016 às 09:16

    Márcia, o que em comum entre nós duas é que aprendi a gostar de ler com meu pai, e que perdê-lo é também o meu maior medo! Que Deus conforte o seu coração, e tenho certeza que os anjos o receberam de braços abertos! Beijo!

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:42

      Melhores pais são esses, né? Que nos botam no caminho dessa trilha maravilhosa. A gente vai aprendendo que aproveitar o hoje é o que a gente tem. Obrigada pela força e muitos e muitos bons momentos pra você com seu pai. Um beijo

      Responder
  • Léia disse:
    09/08/2016 às 18:42

    E tudo na vida tem seu tempo… e nunca estaremos preparados para as perdas. Ficamos com as lembranças dos momentos vividos, que nem o tempo nos tira. Espero que Deus dê a paz e o consolo, tão necessários a você e sua família neste momento. Fique em paz!

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:43

      Obrigada, querida. Amém!

      Responder
  • Agnaldo Alves disse:
    12/08/2016 às 16:31

    Márcia já fazia um tempinho que não passava por aqui, e eis que hoje numa visita me deparo com a sua perda. Eu sei bem o que você está passando junto com seus irmãos e familiares, eu perdi o meu "painho" no último dia 27 de abril (dia de meu aniversário) e de uma forma brusca (ele infartou dormindo), e hoje brilha no céu. Temos algo em comum além do grande amor por quem nos educou, a minha paixão por livros também foi herdada do meu "painho", ele nos incentiva sempre para o bom hábito da leitura. E assim como você, desde a minha tenra infância sempre via meu pai com um livro, fosse sentado no poltrona, fosse deitado na rede na varanda, ele era um apaixonado pela literatura, foi ele quem me apresentou ao mundo de Monteiro Lobato, Balzac, Oscar Wilde, e tantos outros grandes escritores. A saudade será eterna, então digo para você que tenha força e fé de que DEUS nos dá suporte para esses momentos tão dolorosos, mas jamais deixe a tristeza chegar, guarde os bons momentos juntos. Um forte abração carioca e que DEUS a conforte. Fique em paz!

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      28/08/2016 às 21:02

      Ô, Agnaldo, muito obrigada pelas palavras. Foi importante receber o apoio seu e de todos aqui, só agora tô conseguindo responder. Que bom que tivemos nossos painhos pra nos colocar na trilha dos livros, né? A saudade é gigante, mas aos poucos a gente vai arrumando um cantinho pra ela na vida. Força pra você também. Um abraço!

      Responder
  • Ana Carolina Paulino disse:
    01/09/2016 às 10:02

    Sinto muito mesmo, espero que vocês encontrem conforto e tenham sempre boas lembranças do seu pai. Fico feliz em saber que ele foi amado e amou muito vocês. Abraços e força!

    Responder
    • Márcia Lira disse:
      02/09/2016 às 08:27

      Obrigada pela força, Ana! O tempo ajuda um pouquinho. beijo

      Responder
  • Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Assine nossa newsletter
    e fique por dentro das novidades

    Inscreva-se

    Tags

    • homenagem
    • pai

    You Tube

    • Home
    • Sobre mim
    • Conteúdo patrocinado
    • Contato