Monte um ninho para troca de livros no seu prédio, é simples
Por Márcia Lira em
Dia desses cheguei no prédio em que eu moro e tive uma grata surpresa: um ninho para troca de livros no estilo “pegue um e deixe outro” no hall do edifício. Nunca tinha ouvido falar de iniciativa semelhante em condomínios, e fiquei totalmente encantada que alguém tenha montado uma fofura dessas justamente no prédio em que eu moro.
De cara peguei uma edição amarelada e linda de Um Aprendizado ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector. E deixei dois livros lá, um deles se não me engano foi o Luxúria, de João Ubaldo Ribeiro, daquela coleção dos 7 Pecados capitais.
Quase toda vez que eu passo, dou uma olhadinha pra ver se tem coisas novas lá e vejo que o cantinho tem virado um espaço de livre interação entre os moradores, só que à moda antiga. Apareceu anúncio de bicicleta pra vender, DVDs e jogos de videogame. 🙂
A família ou amigos que me visitam sempre acham que eu que montei a mini biblioteca, e não é que é uma ideia que eu gostaria de ter tido? Obrigada a você que teve. Por isso eu decidi escrever aqui pra estimular vocês a montar um espaço desses no prédio onde vocês moram. É tão simples que não tem nem desculpa.
Conversar com o síndico
O ninho de livros deve ficar na área comum do prédio, e você precisa que o síndico aprove a ideia. Vai que você dá sorte e a pessoa até abraça a causa junto, o que vai facilitar e mobilizar ainda mais.
Arrumar um caixote
ou estante pequena – No meu prédio, usaram um caixote de pallets e eu achei de ótimo tamanho. Simples e funcional. Se você arrumar uma estante pequena também é válido, só precisa caber no espaço que você conseguiu.
Faça uma plaquinha
– As pessoas não vão entender de cara o que aqueles livros estão fazendo ali se não ficar explicado. Deixe uma plaquinha dizendo que são livros livres, a pessoa pega um, lê e devolve. Ou pega um e deixa outro.
Junte livros e deixe para começar
– Desapegue de alguns livros bons da sua estante e/ou pegue algumas doações com amigos pra dar o start no ninho de livros do seu prédio. Os seus vizinhos vão ficar bem mais animados se encontrarem ótimas leituras lá.
Comunique e cuide do ninho
Peça ao síndico para espalhar a notícia no canal de comunicação do prédio (e-mail, WhatsApp ou reunião do condomínio) e não deixe de cuidar do ninho, dando uma arrumadinha de vez em quando e tirando livros nada a ver que apareçam (exemplo: dicionários enormes ou livros didáticos usados). Sempre tem aqueles vizinhos, né?
A primeira vez que eu ouvi falar nesse conceito foi com o projeto Little Free Library, que começou nos Estados Unidos com mini casinhas fofas pra abrigar os livros, no estilo caixa de correio. Aqui no Brasil esse tipo de iniciativa ganhou o nome de ninho de livros, e tem ocupado vários recantos. Você vê mais informações nessa página no Facebook.
Se você conseguir montar um ninho de livros, manda a foto que eu acrescento aqui no post pra estimular outras pessoas. <3
CURTIU? COMPARTILHE.
- Comente.
- Curta e siga o blog no Facebook.
- Compartilhe este post no Facebook.
- Assine a newsletter e receba o blog no seu e-mail.
- Siga o blog no Twitter e Instagram.
É muito importante pra mim saber o que vocês acham do que escrevo (ou os colaboradores), e me estimula a continuar postando.
3 comentários
Muito arretada essa ideia!