Livros para salvar os nossos cérebros
Por Márcia Lira em
Será que a internet está fazendo a gente pensar menos? Às vezes me pego com essa ideia, quando comparo os meus hábitos de consumo de informação atuais com o que acontecia há dez anos. Antes, eu não apenas lia muito mais livros, como dedicava mais tempo a cada ação que envolvesse absorver conteúdo. Era mais fácil mastigar tudo, ser crítico, digerir e a partir daí pensar outras coisas. É fato que isso acontece com bem menos frequência, e num processo super fragmentado.
Então vem o americano Nicholas Carr e escreve um livro chamado: The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains, onde chama atenção para os perigos da forma como consumimos informação hoje. Com todas as distrações e interrupções que temos ao longo de uma tarefa – notificações no computador e no smartphone -, a gente dá menos estímulos para a memória. E a memória é uma parte crucial no aprendizado. O vídeo acima é uma produção do Epipheo Studios, baseada no livro do Carr.
Isso me preocupa, inclusive por sentir na prática. Pra mim, acaba sendo mais um motivador da leitura. Ler é um ato que exige uma pausa, é preciso respirar e concentrar, estimula a concatenação de ideias, a imaginação e o pensamento crítico. Recomendo muito esse artigo no Brainstorm.
O que você acha?
3 comentários
Já tinha visto esse vídeo há algum tempo…e realmente é assim que me sinto!
tudo tem que ser imediato, notificações em redes sociais, celulares apitando toda hora rs e quase não conseguimos controlar, precisamos verificar toda hora se tem algo novo :/
Antigamente também procurava mais! Tinha coleções de revistas e livros para pesquisas, recortava, selecionava, grifava….ainda na faculdade pesquisei muito em livros, mas nada como a rapidez da internet!
Precisamos nos desligar um pouco durante o dia, se não enlouquecemos!
beijãozão*