João Lucas, o devorador de histórias
Por Márcia Lira em
Quem assistiu ao Fantástico no último domingo, deve ter ficado tão impressionado quanto eu com a façanha do menino de 7 anos que leu mais de 500 livros em um ano. Gente, que humilhação (risos). Com esse ritmo, João Lucas é um leitor que provavelmente nunca se interessará pelo Menos um na estante! Brincadeiras à parte, encontrei a reprodução da matéria no YouTube e vale a pena conhecer a história dele.
Ao que me parece, João Lucas é um caso à parte por ser um pequeno gênio. Devora livros, se destaca em gramática, em música e nas atividades físicas. Mas vale observar o ambiente potencializador que ele encontrou em casa, com o pai lendo para o filho desde que ele estava em gestação. A família toda colocou metas em conjunto, de ler um livro por mês. Como o próprio pai do prodígio fala, para Lucas os livros são brinquedos. Algo que certamente influi no resultado que os pais sempre esperam: o de ter filhos leitores.
Outra coisa que me chamou a atenção é quando o repórter pergunta o que é ler pra ele, e ele responde: “Ler é imaginar coisas”. Pois é, deixar o pensamento livre. Vamos nos inspirar?
Quem me avisou da matéria foi Dulche.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Tinha ouvido falar nesse garoto, mas não tinha visto a reportagem. Adorei! Acho que é um excelente exemplo para nós que somos leitoras apaixonadas, mas no fundo sabemos que poderíamos ler um pouco mais do que lemos atualmente!
Meu deusssssss! Quero um filho assim kk. Imagina a lista dele no skoob xD
hahaha, nem tinha pensado nisso.
que vergonha hhaha tudo bem que são livros infantis que não tem muito texto, muitos tem poucas páginas, mas mesmo assim… estou longe de ter lido 500 livros, não posso falar haha