Escritores famosos e suas estátuas pelo mundo
Por Márcia Lira em
Cada lugar com sua homenagem especial a um escritor. Na sequência, seis estátuas de escritores famosos espalhadas pelo mundo. Mas de onde vieram essas, tem muito mais. O Flavorwire fez uma super seleção de 20 delas.
Para colocar um toque brasileiro, fui procurar foto da estátua de Machado de Assis, o nosso escritor mais famoso depois de Paulo Coelho, mas não achei nenhuma boa e liberada. Ela é imponente, e fica no pátio da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Fiquem com o link.

Para mim, essa de Oscar Wilde é a mais divertida. Colorida assim, é quase um anão de jardim. A escultura é de Danny Osborne, 1997, e fica em Dublin, na Irlanda.

E essa a mais interessante, pois a obra também foi abordada na escultura do tcheco Jaroslav Róna, de 2004. É simplesmente Kafka, montado em um homem sem cabeça. Para completar, fica em Praga, na República Tcheca, que eu morro de vontade de conhecer.

Elegante, Sir Arthur Conan Doyle aprecia a vista de Crowborough, East Sussex, Inglaterra. Escultura de David Cornell, 2001.

Num bar de El Floridita, Havana, Cuba, Hemingway mantém esse semblante de "aham, senta lá, cláudia". Arte do artista cubano José Villa Soberón, 2003.

Edgar Allan Poe, bem intrigado, como as obras dele, sentado em alguma praça de Baltimore, EUA. Moses Ezekiel esculpiu em 1916, mas a estátua foi colocada no lugar em 1921.

Giovanni Fontana, em 1874, imortalizou William Shakespeare, casual, no centro de Londres, Inglaterra.
Dica de Dulce.
3 comentários

AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
malemolente é a palavra pra ele mesmo. 🙂
Oscar Wilde, aquele lindo e malemolente.