Concentração e adivinhação, coisas que a leitura faz por você
Por Márcia Lira em
Se o ano começou e, apesar das promessas do réveillon, você deu aquela empacada na leitura, a gente dá uma forcinha. Dois motivos científicos pra você abrir o primeiro livro que aparecer na sua frente agora: 1) ler ajuda a advinhar pensamentos. 2) ler ajuda a recuperar a concentração perdida em tempos de internet. Precisa mais?
Para chegar a essa primeira conclusão, os pesquisadores da New School for Social Research de Nova York pegaram três grupos de pessoas: um grupo leitor de ficção literária “de qualidade”, outro de ficção literária “popular” e outro de não ficção. Depois os fizeram analisar o que pessoas em fotos sentiam, por meio das expressões faciais. Os que se debruçaram sobre os livros “de qualidade” se deram melhor. Dizem que o envolvimento e a capacidade criativa que as leituras despertam são as responsáveis.
Concentração é aquela coisa que a gente vem deixando de lado na hora em que se liga em todos os sons e chamados dos nossos gadgets. Smartphones, tablets, e seus facebooks, twitters, whatsapps, e-mails e tudo o mais vêm fazendo a nossa capacidade média ser de apenas 3 a 5 minutos (e não é o primeiro alerta que vejo). Depois disso, as pessoas se distraem, segundo as conclusões do Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia. E de novo qual o remédio pra não deixar as conexões entre os neurônios irem embora? Ler.
Leia a primeira pesquisa leitura e advinhação aqui, e a segunda aqui.
Photo Credit: zen via Compfight cc
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Gostei dessa estratégia de colocar o livro em cima da mesa. o/
Tá foda para mim… eu não consigo terminar livros, admito que nunca fui uma leitora assídua, mas eu sempre gostei de ler… Mas de uns anos pra cá só está piorando, e não é só com livros, mas até nas conversas do dia-a-dia, às vezes eu capto fragmentos, eu mudo de assunto toda hora, é como se nada que durasse muitos minutos pudesse ser interessante. Parece muito com déficit de atenção, eu tenho que ler e reler mil vezes um parágrafo e me forço a fazê-lo, é como se todos os livros fossem obrigatórios e não prazerosos. Demoro meses e meses, e é como se o computador me chamasse, sabe? Sempre aquela vontade de ligar, mesmo que eu não saiba o que fazer… É horrível, sinto uma sensação de dependência arrasadora. Muitas vezes, não consigo sequer terminar um capítulo, tamanha a impaciência. Não sei como lidar com isso…
Paloma, lhe entendo demais. Manda um email pra mim no contato@menosumnaestante.com.
Verdade…..por isso que eu sempre estou com o livro na bolsa, e quando chego no trabalho, coloco o livro em cima da mesa, para dar um tempo na internet e me jogar na imaginação 🙂
É difícil hoje em dia, principalmente com celular whatsapp e afins hahahaha mas é tudo questão de treinamento e concentração mesmo. Uma hora conseguimos, é só criarmos o habito!
beijãozão*