• Home
  • Sobre mim
  • Conteúdo patrocinado
  • Contato
Menos 1 na Estante
  • Home
  • Resenhas
  • Trechos de Livros
  • Receitinhas
  • Roteiros Literários
  • Troca-troca
  • Geral
  • Entre Livros

As regras são futebolísticas, mas o embate é literário

Por Márcia Lira em 15/04/2011

Camisa do Brasil. Foto: Vitor Guerson
Quem disse que não tem bom humor no mundo dos livros? Numa espécie de reação aos prêmios literários onde poucos têm vez, e onde o processo de seleção e escolha levanta pouco debate, foi criada a Copa de Literatura Brasileira, desde 2007. Na quarta edição, o campeonato coloca sempre dois romances nacionais para disputar as partidas.
Há um pré-seleção de 16 títulos lançados no período e um corpo de jurados. Um deles sempre apita a jogada, escolhendo um dos livros e escrevendo uma resenha para justificar a escolha. Os leitores, da resenha ou do livro, podem opinar ou discordar à vontade. No blog, o criador Lucas Murtinho conta que o principal ponto é levantar um debate inteligente e trazer à luz mais obras. Ele se inspirou no norte-americano Tournament of books, criado em 2005.
Na Copa de Literatura Brasileira 2009, o Galiléia do pernambucano Ronaldo Correia de Brito foi derrotado na final pelo adversário Flores Azuis, da Carola Saavedra, que levou a taça. Eu nem gosto de futebol, mas essa Copa eu vou acompanhar.
Foto de Vitor Guerson

  • copa de literatura
  • futebol
  • literatura brasileira

3 comentários

AUTOR

Márcia Lira

Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.

Posts relacionados por categoria

Doe livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes em Pernambuco

Por Márcia Lira em 20/07/2017

Comer, Rezar, Amar – cena de leitura e romance

Por Márcia Lira em 15/06/2017

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter
e fique por dentro das novidades

Inscreva-se

Tags

  • copa de literatura
  • futebol
  • literatura brasileira

You Tube

  • Home
  • Sobre mim
  • Conteúdo patrocinado
  • Contato