8 felicidades que só quem é leitor conhece
Por Márcia Lira em
7 de janeiro, Dia do Leitor. Engraçado que ser leitor em 2016 seja algo tão diferente do que era ser leitor há uns 100 anos atrás. A leitura era uma das poucas formas de entretenimento: não tinha internet, videogame, não tinha TV, muito menos Netflix, viajar era mais complicado. É claro que sempre foi uma opção e muita gente não gostava de ler, mesmo quando sobrava tempo e faltavam atividades. Mas quem escolhe ser leitor hoje em dia é realmente porque ama os livros.
Na verdade, a gente até luta pra ser leitor, a gente tá na contramão das pessoas. Iria até mais longe. Diria que ler hoje é um ato de militância. A gente que sabe o poder transformador da leitura e snos sentimos na responsabilidade de não deixar esse hábito se perder, de militar por ele. Pelo menos eu me sinto assim. Você também?
E isso inclui falar de livros, postar sobre livros, comentar as leituras, indicar autores aos amigos que nunca mais leram nada até eles se encantarem com algum.
É, meus queridos, estamos juntos nesta empreitada maravilhosa. Então, Parabéns pra você e pra mim.
Abaixo fica a minha homenagem: 8 felicidades que só quem é leitor conhece.
1. Saborear o fato de ter várias opções de livros incríveis pra ler.
2. E não conseguir lidar com a necessidade de escolher um.
3. A experiência estonteante de ler numa viagem. Ou seja, viajar viajando.
4. A ansiedade de abrir o pacote do livro que chegou (mesmo quando você mesmo comprou e já sabe qual é).
5. Encontrar uma frase que diz tanto sobre a sua vida.
6. Aprender algo novo lendo.
7. Seus sentimentos à flor da pele com uma simples leitura.
8. Ser amado por um livro.
via GIPHY
“Livros são aventura. Eles contêm assassinato e mutilação e paixão. Eles amam qualquer um que os abra.”
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Realmente inigualável.
Que post genial menina! Estou adorando ter descoberto você sabia? E o que tô gostando mais é que tambem descobri que você continua escrevendo no blog. Já sou teu fâ.
Sobre esse post, tudo tá muito legal. Desde a imagem inicial do homenzinho deitado nos livros, até a citação final sobre os livros que eu não sei de quem é. Não reconheci a senhora da imagem.
O saborear das opções de livros é realmente maravilhoso! O não conseguir escolher um só é típico de mim, o meu retrato! Inclusive já falei sobre isso lá no meu blog. O viajar viajando é bem característico do leitor. Essa ansiedade de abrir o pacote de livros é bem conhecida por quem gosta de livros. Encontrar uma frase que diz tanto sobre nós é uma das melhores emoções de quem lê. Esse da Pantera tá muito engraçado. Como tudo a ela relacionado. E a verdade que ela exprime é indiscutível. A sétima felicidade que, não por acaso, foi escrita no dia 7 de janeiro, é a mais importante, pelo menos para mim, dessas felicidades relacionadas. Como é possível, que uma simples leitura, nos envolva de tal modo, fazendo alorar nossas emoções e sentimentos mais profundos?
Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício e Depois da sessão de cinema. Agora criei também um blog de viagens – O seu companheiro de viagem.
Verdades de um Ser
O seu companheiro de viagem
Perfeito Márcia! Você definiu bem, mas são no mínimo 8 felicidades, existem mais, bem mais!