5 livros para transformar crianças em leitores
Por Márcia Lira em
Ainda no clima do Dia das Crianças, pedi aos leitores do blog no Facebook e no Twitter do Meno1naestante para indicarem livros encantadores para os pequenos. A gente quer que o número de leitores aumentem, mas isso só vai acontecer se não houver estímulo à leitura desde os primeiros passos. Tanto dando o exemplo, quanto abastecendo os pequenos com bons livros. Das sugestões de todo mundo, mamães, papais, titios e titias da vida real – obrigada a todos! -, pincei cinco para indicar sem medo aqui:
[box] A Árvore Generosa, de Shel Silverstein[/box]
Da sinopse: “‘A árvore generosa’ é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta”. A tradução foi feita por Fernando Sabino. A indicação foi de Keila, que deu o livrinho de presente pra sobrinha Luana, de 6 anos. Bianca também indica, do mesmo autor, Uma girafa e tanto.
[box] O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett[/box]
Da sinopse: “Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.” O livro é de 1911, virou filme e teatro e continua a fazer sucesso. Marcou a infância de Dulce.
[box] O Meu pé de laranja lima, José Mauro de Vasconcelos[/box]
Da sinopse: “Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.” Um filme, que parece ser bem legal, foi lançado em 2012. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968. Dica da mamãe Cida.
[box] A História Sem Fim, Michael Ende[/box]
Da sinopse: “A mágica aventura de Bastian, um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar.” Um filme baseado neste livro, na minha infância, fez muito sucesso. Sugestão de Luciana.
[box] Zoom, Istvan Banyai[/box]
Da sinopse: “Este livro provocante, sem palavras, pode ser ‘lido’ tanto de frente para trás como de trás para frente. As ilustrações deste livro inovador podem mudar as idéias sobre tudo o que é visto. Nesta aventura surpreendente, até filosófica, nada é o que parece ser.” Dica da mamãe Bianca.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 11 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Eita, que massa. Conta quando ler 🙂
Eu começei a me interessar por leitura muito pequena, e o primeiro livro que li foi "Meu pé de Laranja Lima". Tenho até hoje e recomendo a todos, é uma ótima leitura. Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro e mesmo assim, depois de todos esses anos, não canso de le-lo sempre que posso.
Os livros da infância marcam demais, né?
Acredita que não comprei o livro da História sem fim?! Quer dizer, na época que comentei aqui hahaha
Quando fui na Bienal do Livro, achei e comprei 😀
E "O Jardim Secreto", é o que foi baseado o filme?!
Beijãozão*
Caramba! ACHO que não li nenhum, talvez minha mãe tenha me contado quando pequena, mas não lembro! Lia bastante contos infantis das princesas, ursos, Shakespeare (tinha uns volumes voltados para crianças)…mas a História sem Fim vi e revi os filmes diversas vezes, e até comprei haha agora o livro já garanti, só falta chegar 🙂