Amigo secreto de livros usados: bom, divertido e barato
Por Márcia Lira em
Dezembro chegou e com ele está oficialmente aberta a temporada de confraternizações. Por mais anti-social que você seja, vai ter pelo menos umas duas “confras” das quais você não vai escapar.
Tem quem ama (eu!), tem quem odeie. Mas o que muita gente não pensa é que as confraternizações podem ser um ótimo momento para você garantir novas leituras para o próximo ano.
Por isso que decidi fazer esse post só para dar essa ideia genial chamada: amigo secreto de livros usados. Genial porque:
- Ninguém precisa gastar para comprar presente.
- Garante aquele momento de descontração da confraternização.
- Você exerce o desapego e coloca pra rodar um livro legal da sua estante.
- Sérias chances de levar pra casa aquela ótima leitura inesperada.
Tem o jeito tradicional de fazer: sorteio dias antes da confraternização, cada um tira o nome do outro no papelzinho (ou nos aplicativos de amigo secreto on-line), escolhe um livro da sua estante para a pessoa que tirou e entrega no dia.
Maaaaaaaaaaaaaaaaas eu recomendo bem mais esse outro jeito do passo a passo abaixo. Porque tem mais surpresa, é mais divertido e menos tenso. Tenso porque se você for igual a mim iria passar horas na frente da estante tentando adivinhar o livro que o seu amigo secreto iria gostar. Isso pode ser muito difícil. Então vamos lá:
Amigo secreto de livros usados
1. Sugira ao grupo e defina as regras
Vocês podem deixar o amigo secreto bem aberto, ou podem definir que é só romance, ou só terror, ou então que não vale livro de auto-ajuda, dependendo do perfil do grupo.
2. Escolha um livro bom da sua estante
Essa não é a hora de você se livrar do livro que não gostou, tá? Tem que ser com a boa intenção de dividir uma boa leitura. 🙂
3. Faça uma embalagem de presente
Sim, por favor, tem que ter charme né? O fato de o livro ser usado não quer dizer que não é um presente.
4. Na confraternização, todos colocam o livro na mesa
Por isso é importante o livro estar embalado também. A ideia é que a pessoa não saiba qual é o livro até abrir o pacote.
5. Defina a ordem do amigo secreto
Conte quantas pessoas vão participar e escreva os números em um papel para sorteio. Cada pessoa tira um papel com um número, e está estabelecida a ordem em que vai acontecer a brincadeira.
6. O número 1 escolhe o seu livro
Depois de pegar, ele abre a embalagem e vê o que ganhou. Todos podem ver o livro que ele pegou.
7. O número 2 rouba o livro do número 1 ou pega um da mesa
E assim por diante, as pessoas seguintes podem roubar o livro dos participantes anteriores ou podem pegar um novo na mesa.
8. Cada livro pode ser roubado até duas vezes
Ou seja, o terceiro dono tem a posse definitiva do presente. Se um participante tem um livro roubado, ele na sequência vira o jogador da vez, podendo roubar outro ou pegar na mesa. E depois retoma a ordem numérica. Todo mundo que participou sai com um livro.
Gostou? Vai por mim: fica tanta confusão que a diversão é garantida! Se fizer, eu adoraria ver fotos: marca a @menos1naestante nas fotos no Instagram.
Nesse post há outras formas de fazer amigo secreto de livros, mas pra mim essa ganha disparada.
3 comentários
[…] assim pedem cuidado redobrado, acolhimento, medidas de afeto urgentes. É uma adaptação do Amigo Secreto de Livros Usados, um dos posts que mais fazem sucesso por aqui no mês de […]