Amigo Secreto de Livros

Quem inventou o amigo secreto, eu não sei, mas é uma ideia simples genial. Por mim, todas as confraternizações teriam essa brincadeira tradicional das festas de fim de ano, ainda mais depois que descobri algumas variações de amigo secreto.

É sempre um momento divertido no encontro entre amigos, familiares, colegas de trabalho. Gera sorrisos e uma lembrança física daquele momento pra você levar pra casa.

Mas sim, pode ser mais perfeito ainda: Amigo Secreto de livros.

Como entusiasta da brincadeira, resolvi trazer quatro ideias simples e legais de Amigo Secreto de livros pra você fazer nas confraternizações.

Pode ser de livros novos, pode ser de livros usados, pode fazer sorteio antes e pode trocar na hora mesmo (é muito divertido), dá pra incrementar com uma embalagem diferente também. São muitas ideias que marcam, divertem e ainda ajudam a renovar a estante para você ler mais no próximo ano.

É só combinar com o seu grupo de amigos pelo whatsapp qual tipo vai ser e mandar ver. <3

Opção #1 – Amigo Secreto com livros novos e sorteio antes

Essa é a versão que mais se aproxima da tradicional, sendo que em vez de presentes normais, você dá presentes em livros. O desafio é tentar acertar um livro que pareça com a pessoa que você sorteou. Mas se você não acertar, ela pode trocar o título – a maioria das livrarias dá essa facilidade.

Precisa um tempo de antecedência ao encontro para fazer o sorteio, estipular o valor mínimo. Dica: Sempre uso o www.amigosecreto.com.br pra fazer o sorteio de forma remota. Estimule as pessoas a dar dicas dos tipos de livros que elas gostam.

Opção #2 – Amigo Secreto com livros novos e sem sorteio (ou Inimigo Secreto)

Livros novos podem ser o ideal se o grupo do Amigo Secreto é de leitores assíduos, que preferem ganhar lançamentos. Sem sorteio é melhor quando a confraternização é daqui a alguns dias, e não dá tempo de fazer sorteio e comprar presente personalizado.

Precisa estipular o dia da troca, o valor mínimo e máximo do livro, e o que vale e o que não (ex. não vale auto-ajuda). Aí a diversão acontece na hora, numa dinâmica que você escolhe o presente fechado pelo feeling, mas ele pode ser roubado de você. Aposte, é divertido:

1 – Todas os participantes colocam seus presentes embalados no meio da mesa.

2 – Conte quantas pessoas vão participar e escreva os números em um papel para sorteio.

3 – Cada pessoa tira um papel com um número, e está estabelecida a ordem em que vai acontecer a brincadeira.

4 – O número 1 é o primeiro a escolher o seu presente entre os que estão na mesa. Depois de pegar, ele abre a embalagem e vê o que ganhou.

5 – Já o número 2 tem duas opções para seguir: ele pode roubar o livro do número 1 que ele já sabe qual é ou pode se arriscar e escolher um livro embalado na mesa.

6 – E assim por diante, as pessoas seguintes podem roubar o livro dos participantes anteriores ou podem pegar um novo na mesa.

7 – Cada livro pode ser roubado até duas vezes. Ou seja, o terceiro dono tem a posse definitiva do presente.

8 – Se um participante tem um livro roubado, ele na sequência vira o jogador da vez, podendo roubar outro ou pegar na mesa. E depois retoma a ordem numérica.

Presentes? Quero livros, faz favor

Recado para os seus familiares e amigos nas festas de fim de ano <3

Opção #3 – Amigo Secreto com livros usados e sorteio antes

Se a grana tá pouca entre o grupo, não é desculpa. Dá pra fazer um Amigo Secreto sustentável e um exercício de desapego.

Primeiro precisa fazer o sorteio, o que pode ser feito por esse site que sugeri na opção #1. Sabendo quem é o seu amigo oculto, você vai na sua própria estante escolhe um livro bom, acreditando que a pessoa vá gostar. Embale e leve com todo amor.

Minha gente, plmdds, não vale se livrar de tranqueira, viu? Só tem sentido se você for tomado pelo espírito natalino pra doar uma grande leitura. Outra opção é serem livros comprados em sebos. Assim, todos tendem a ficar felizes gastando pouco.

Opção #4 – Amigo Secreto com livros usados e sem sorteio

A opção mais jogada, porém imagino que seja a mais divertida. Aqui é pra o grupo que não quer gastar, e ainda quer divertir a confraternização em torno dos livros. A premissa é: leve uma leitura incrível que tem na sua estante pra compartilhar na confraternização.

Então os participantes escolhem um livro massa da sua estante, embalam e levam pra o encontro. Lá, faz toda a dinâmica de “Inimigo Secreto” descrita acima, na opção #2. Um pega um livro, abre a embalagem, outro diz que quer aquele e rouba, e fica uma confusão gostosa danada.

> Bônus para Amigo Secreto com sorteio

Você pode movimentar uma forma diferente das pessoas entregarem o presente, sem o participante ter que dizer um simples: eu tirei fulano. E se você pegar uma foto do seu amigo secreto do Facebook, imprimir e colocar na embalagem do presente, como sugere a Thais Godinho abaixo?

Pode arriscar desenhar a pessoa, ou pedir pra o seu filho fazer.

Pode dizer uma música que lembre a pessoa, ou um lugar. Há varias formas criativas de fazer e deixar o encontro ainda mais afetuoso.

> Bônus para Amigo secreto sem sorteio antes

Uma dica pra atiçar a curiosidade dos participantes no Amigo Secreto sem sorteio é colocar na embalagem três características do livro que você está deixando ali. Todos os participantes fariam isso: embalam o livro e descrevem ele com três palavras ou três frases. Vai ficar bem divertido na hora em que a pessoa estiver decidindo se pega o livro ou não.

Gostaram do Amigo Secreto? Se sim, curtam a publicação no Facebook pra ajudar a espalhar a ideia, compartilhem, mandem pelo Whatsapp.

E se fizerem com seus amigos e/ou familiares, por favor, me contem, enviem fotos, postem com a hashtag #menos1naestante que eu vou amar. <3

Vamos ler mais em 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , , , , , ,

Um Comentário

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *