Wikipost #1: um personagem pra chamar de amigo
Por Márcia Lira em
Quem nunca se afeiçoou tanto a um personagem de livro, que gostaria de pegá-lo para amigo? Tantas vezes fiquei com saudades de um personagem depois que o livro acabou. Dá vontade de poder convidar pra um café ou cervejinha no bar. Pena que não dá.
Sem falar nas vezes que acontece alguma coisa na vida, e fico lembrando do personagem porque houve algo parecido com ele no livro ou uma frase que ele ~disse~ sobre o assunto. Pode parecer muito louco, mas leitor que é leitor vai me entender.
Por isso a ideia da promoção #1amigonaestante, onde pedi que as pessoas abrissem o coração e contassem: que personagem você queria ter como amigo e por quê (em uma frase). Abaixo você vê o resultado. Se fosse uma competição, a Lisel, do A Menina que roubava livros ganharia por ser a mais citada. Gente boa ela deve ser, héin?
Lembrando que esse é um wikipost literário, ou seja, está aberto à sua contribuição. Basta deixar nos comentários: o nome do personagem, o livro e uma frase dizendo o porquê de tê-lo como amigo.
Entenda o que é um wikipost. 😉
—
Aline Beuttenmüller
Queria ser amiga do Holden*, por ele não querer tanto assim ter amigos. E para poder falar que, no duro, ele é cem por cento – e ele entender. *Holden Caulfield, do livro “O Apanhador no campo de centeio”, escrito por J.D. Salinger.
Quincas Borba. Do livro Quincas Borba, M. de Assis. Porque eu sempre quis ter um amigo cachorro.
Queria ser amiga do menininho de “Pai, me compra um amigo?” por motivos óbvios… Ele pelo menos juntou coragem e pediu ao pai, eu nem isso 🙁
Personagem: Carlinhos Livro: Menino de Engenho Autor: José Lins do Rego Queria tê-lo como amigo para aproveitar a infância brincando com liberdade e os pés descalços, sem preocupações materiais.
Queria ter como amigo o Dexter, do livro Um dia, do autor David Nicholls. Porque nada melhor que ter um amigo que conhece vários países para conversar, viajar comigo e mostrar os melhores pontos turísticos do mundo!
Gostaria de ser amiga de Liesel Meminger, diretamente do livro A menina que roubava livros – Markus Zusak, para poder lhe apresentar todas as bibliotecas do mundo e fazê-la ver que, apesar de tudo, a vida é bela!
Alberto Knox – do livro, O Mundo de Sofia. Pois com sua companhia, aprenderei a essência do quanto é belo e magnífico: questionar e compreender, os fatos e sistemas que estão presentes em nosso universo.
Gostaria de ter como amigo o Ricardo ou simplesmente o “Ricardito” como a menina má gostava de chamá-lo. Ele é um personagem do livro do Mario Vargas Llosa – Travessuras da Menina Má. Ricardo é um personagem incrível, é um verdadeiro amigo, não importa a hora nem o lugar ele está sempre disposto a ajudar quem ele ama ou simplemente conhece, e nunca esperar nada em troca. É simplemente um amigo para todas as horas que qualquer pessoa que saiba dar valor e cuidar de uma amizade verdadeira iria fazer questão de ter ao lado.
Eu queria ser amigo do Mago Howl, do livro O Castelo Animado, de Diana Wynne Jones, porque ele é o dono do Castelo de Hauru, um castelo andante, que possui uma porta que leva a diferentes dimensões e mundos mágicos, e eu como amigo, iria pegar altas caronas com ele porque não sou bobo 🙂
O Marley com toda certeza! Porque aquele cachorro mais fofo, não tem como não ser amiga dele… É o exemplo de carinho, companheirismo, até que a morte nos separe!
Claudine Faleiro
Eu queria ser amiga do Miguilim, personagem criado por João Guimarães Rosa. Eu queria tanto poder cuidar dele e ficar conversando com aquela pessoinha!
Queria ser amiga da sookie stackhouse, personagem principal da southern vampire chronicles, da charlaine harris. a sookie é mó sozinha, sempre apanha, matam os bichinhos de estimação dela e a pobre nunca tem nenhum amigo por perto. coitada, deixa eu ser amiga dela!
Danielle
Gostaria de ser amiga do Snoopy, além de ser o máximo estar nas histórias de Peanuts eu ia me divertir muito com suas tiradas filosóficas e dançar a Snoopy dance com ele … aff seria ótimo.
Harry Potter. Porque o cara é bruxo.
Compadre Quelemem, o cabra que tem resposta para tudo no mundo.
Florence (A Menina que não sabia ler – John Harding) A busca pelo conhecimento tende a superar qualquer fator, até mesmo o da consciência.
Severus Snape, da série Harry Potter. Porque Snape foi o personagem mais inteligente e corajoso que já passou pelas proteções de Hogwarts.
Todo mundo tem um amigo engraçado, corajoso, companheiro ou qualquer outra qualidade, mas um amigo que pode ser todos e nenhum se preferir, são os loucos. Dom Quixote, personagem que da nome ao livro de Miguel de Cervantes. Quem enlouquece com livros não pode ser assim tão ruim. Pode até ser loucura, mas isso já faz parte.
Francis Kinder
Eu gostaria de ser amigo de Lisbeth Salander, da trilogia Millenium de Stieg Larsson. Apesar de mal humorada e antissocial, Lisbeth é unicamente encantadora: extremamente competente no que se propõe a fazer, ela é uma pessoa guiada por princípios e valores muito sólidos. Com uma amiga como ela, eu nunca duvidaria da minha capacidade de transformar o mundo.
Personagem: Alice Livro: Alice no País das Maravilhas Autor: Lewis Carroll. Ter Alice como minha amiga faria minha vida ter muito mais aventura e emoção, pois ela me mostraria o caminho ao país das maravilhas e juntas viveríamos histórias incríveis, impossíveis de serem vividas no mundo real
Gostaria de ser amiga da Lisel de A Menina que Roubava Livros – Markus Suzak. Eu e Lisel temos uma paixão em comum, os livros, na verdade já somos amigas srrsrs. Além desse ponto em comum vi na Lisel uma garota forte, corajosa e uma verdadeira amiga.
Florence, de A Menina que não sabia ler – John Harding. Porque Florence é sagaz e inteligente mesmo com as limitações e condições que foram impostas a ela e ao irmão.
Gostaria de ser amiga da Capitu de Dom Casmurro, assim ela poderia me esclarecer melhor essas dúvidas que Machado de Assis nos deixou.
Queria ser amiga da Thereza, do livro “Tudo o que é sólido pode derreter”, porque poderia passar horas, dias, anos falando com ela sobre literatura e sobre a vida.
Gostaria muito de ser amiga da Sofia, do O Mundo de Sofia, pois juntas iríamos desvendar muitos mistérios e ler um bom punhado de cartas.
Kvothe da série de livros A Crônica do Matador do Rei, cujo autor é o Patrick Rothfuss. Basicamente Kvothe é um lenda e isso fala por si só.
Adoraria ser amiga do Nick, de O Grande Gatsby, porque ele é do tipo que sempre te defende! =)
Clara, de A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, porque é bom ter por perto alguém que traga algo novo, de outro mundo, de outra esfera.
ASLAM – porque teria um amigo bom conselheiro, que me incentivaria a não ter medo do desconhecido e que estaria a meu lado nos momentos difíceis!
Hannibal Lecter. Mas para ter uma amizade verdadeira, nada dessas modernidades que se vêem hoje em dia, com amigo comendo amigo e tal.
Queria ser amiga da Pollyanna porque a vida às vezes né fácil, não mesmo.
Pedro Costa
Eu gostaria de ter como amigo Jaime Lannister, de As Crônicas de Gelo e Fogo ou o Sr.Darcy, de Orgulho e Preconceito. Ambos são vistos como arrogantes ou cruéis em alguns casos, mas mesmo sendo mal-compreendidos pelas pessoas, fazem o bem do jeito deles e são leais com os amigos. E não aceitam receber crédito pelo bem que fazem, mesmo que continuem tendo uma reputação ruim aos olhos dos outros. São o tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amigo e poderia contar com a ajuda.
Priscilla
Pode parecer loucura, mas eu gostaria de ser amiga da Lisbeth Salander, Trilogia Millenium de Stieg Larsson. Ela é inteligente, tem personalidade e quando gosta de alguém ela é uma amiga fiel.
Queops Negronski
Eu gostaria de ter Tyrion Lannister, da saga “Guerra dos Tronos” como amigo, pois naquela terra de ninguém disfarçada de primor da fantasia ele, um ávido leitor, por conta de sua ascendência nobre, tem acesso a todas as bibliotecas do lugar.
Queria que o Coronel Aureliano Buendía de Cem Anos de Solidão (García Márquez) fosse meu amigo. Não aceitou imposições a suas vontades casou, por amor, com remédios contra a vontade de todos, entrou numa guerra por não aceitar imposições conservadoras em sua cidade, defendeu todos os seus seguidores na guerra. Com isso mostrou-se fiel aos seus valores e das pessoas de que gosta. Fora que teve 18 “Aurelianos” o que prova que tinha muita história pra contar quer numa mesa de bar, que numa cafeteria! rsrs
Comer, Rezar, Amar – Elisabeth Gilbert. Gostaria de ter a Liz como amiga porque ela foi capaz de me conduzir a três lugares que sonho conhecer, mesmo estando dentro de um infernal e lotado metrô em São Paulo, no horário de pico.
Liesel Meminger, A menina que roubava livros, Markus Zusak. Porque costumo amar a dor transformada em pura poesia.
Princesa Mia (Diário da Princesa). Ela me acompanhou por toda a minha adolescência, sei tanto da vida dela, gostaria que ela soubesse da minha também. Sem contar que uma amiga princesa, vegetariana, preocupada com os animais e gente boa… não tem erro!!!
Uhtred, das Crônicas Saxônicas, Bernard Cornwell… adoro a irritabilidade (com os inimigos) e a língua rápida ao responder ofensas! Além disso é um grande estrategista, ser amigo dele na época valia a vida!!!
Michael Moore – Adoro Problemas. Não foi a primeira vez que fiquei com saudade de uma personagem depois que terminei um livro. Mas a vontade de ser amiga de Michael Moore e compartilhar de seus ideiais, suas aventuras, sua teimosia… Foi muito grande!
Queria ser amiga do Snoopy, porque entre tantas coisas que só ele tem, um dos arrependimentos da vida dele é não poder deixar a barba crescer. Está nos livros dos Peanuts, por Charles Schulz.
Foto de Michael Yan.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Gostaria de ser amiga do Snoopy, além de ser o máximo estar nas histórias de Peanuts eu ia me divertir muito com suas tiradas filosóficas e dançar a Snoopy dance com ele … aff seria otimo
Inserido no post, obrigada 🙂
Adoraria ser amiga do Nick, de O Grande Gatsby, porque ele é do tipo que sempre te defende! =)
Tá lá no post. Gostei do seu blog, guardei o link pra olhar com mais calma depois 🙂
Queria ser amiga da sookie stackhouse, personagem principal da southern vampire chronicles, da charlaine harris. a sookie é mó sozinha, sempre apanha, matam os bichinhos de estimação dela e a pobre nunca tem nenhum amigo por perto. coitada, deixa eu ser amiga dela!
Curto a Sookie, mas só conheço a da série True Blood. Embora ela seja meio louca. 🙂
Pode parecer loucura, mas eu gostaria de ser amiga da Lisbeth Salander, Trilogia Millenium de Stieg Larsson. Ela é inteligente, tem personalidade e quando gosta de alguém ela é uma amiga fiel.
Queria ser amiga da Thereza, do livro "Tudo o que é sólido pode derreter", porque poderia passar horas, dias, anos falando com ela sobre literatura e sobre a vida.
queria ser tua amiga, pois você acaba de me revelar a existência desse livro :p
Ótimas as sugestões! Vou mandar a minha pelo wiki!
Opa, eu achei que tinha um formulário… rerere…
Então, meu amigo literário seria…
Uhtred, das Crônicas Saxônicas, Bernard Cornwell… adoro a irritabilidade (com os inimigos) e a língua rápida ao responder ofensas! Além disso é um grande estrategista, ser amigo dele na época valia a vida!!!
Eu gostaria de ser amigo de Lisbeth Salander, da trilogia Millenium de Stieg Larsson. Apesar de mal humorada e antissocial, Lisbeth é unicamente encantadora: extremamente competente no que se propõe a fazer, ela é uma pessoa guiada por princípios e valores muito sólidos. Com uma amiga como ela, eu nunca duvidaria da minha capacidade de transformar o mundo.
Queria ser amiga do menininho de "Pai, me compra um amigo?" por motivos óbvios… Ele pelo menos juntou coragem e pediu ao pai, eu nem isso 🙁
Eu gostaria de ter como amigo Jaime Lannister,de As Crônicas de Gelo e Fogo ou o Sr.Darcy,de Orgulho e Preconceito.Ambos são vistos como arrogantes,ou cruéis em alguns casos,mas mesmo sendo mal-compreendidos pelas pessoas,fazem o bem do jeito deles e são leais com os amigos.E não aceitam receber crédito pelo bem que fazem,mesmo que continuem tendo uma reputação ruim aos olhos dos outros.São o tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amigo e poderia contar com a ajuda.
Eu queria ser amiga do Miguilim, personagem criado por João Guimarães Rosa. Eu queria tanto poder cuidar dele e ficar conversando com aquela pessoinha!