InstaResenha #1 O Sol é Para Todos
Por Márcia Lira em
Opinião de Isa Ialy | @isa_ialy
Essa foi a leitura mais desejada e esperada desse e para esse ano! Já me perguntei: porque não o li antes? Acho que tudo tem sua hora! Tive pena quando passei da metade… Rs
O principal tema do livro é o racismo, mas a autora também fala de questões como justiça social e educação. Uma delícia de leitura de uma história narrada por alguém que fez parte dela, entre seus seis e nove anos, mesclando aventuras, travessuras e conflitos; Scout, talvez uma jovem adulta, conta a história sob seu olhar quando criança.
Harpe Lee aborda questões sérias, como o racismo, usando uma linguagem simples e fluida. Tamanha foi sua ousadia em falar de um assunto numa época (1960) e lugar (Alabama, EUA) em que a discriminação racial era tão forte que o negro sempre ocupava lugar inferior ao branco e não podia sentar nem circular, livremente, nos mesmos lugares que esse.
Mas não é a toa que a obra continua sendo relevante até hoje, porque no mundo inteiro há discriminação nas suas mais diversas formas: racial, social, cultural, sexual, intelectual, ideológica, religiosa, etc. Penso na ALTA dívida que temos com os negros pelo tratamento desumano que tiveram em nosso país. Penso nos judeus… 😥🙈🙈
Décadas se passaram e aqui estamos, intolerantes com a diversidade, insensíveis e indiferentes com o desrespeito e suas consequências.
Tem livros que contribuem pra nos tornar uma pessoa melhor, depois de nos fazer pôr a mão na consciência e repensar a maneira de enxergar o outro (gente como a gente!).
Agradeço a Deus por me dar essa chance; por usar a literatura, especialmente esta, pra me ensinar a ter mais empatia (estar/sentir com) pelo outro.
Foi uma leitura feliz!!! =))
Não é a toa que é o favorito de muita gente! ?📖 |
Obs.: Harper Lee faleceu no mês passado (19/02); o mês que escolhi pra ler O Sol é para todos. 😲
Esta é uma nova seção do blog, onde vou colocar resenhas curtas e depoimentos sobre livros dos leitores. É cada declaração tão massa que vejo no Instagram, no Facebook, etc, que deu vontade de criar esse espaço pra vocês. A publicação é com a autorização do autor, logicamente. Gostaram? 😉
[box type=”shadow”]
SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, FAÇA UMA AÇÃO.
– Comente
– Curta e siga o blog no Facebook.
– Compartilhe este post no Facebook. [facebook][/facebook]
– Assine a newsletter e receba o blog no seu e-mail.
– Siga o blog no Twitter e Instagram.
É muito importante pra mim saber o que vocês acham do que eu escrevo, e me estimula a continuar postando. <3
[/box]
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Rapaz, li esse livro em três dias e tava escrevendo uma resenha… 😉
Poxa, Márcia! Que legal!!!
Falo da tua ideia e iniciativa. Massa mesmo!
Uma alegria estar no teu blog! Tenho que confessar que não tenho hábito de acessar blogs… A vida é tão corrida, mas sei que há coisas boas e interessantes nesse meio. Então fica um incentivo pra mim. 🙂
Agora, vou pedir uma coisa… Talvez não seja possível, mas SE for altera a parte (no primeiro parágrafo) para: O principal tema do livro é o racismo, mas a autora também fala de questões como justiça social e educação. Uma delícia de leitura de uma história narrada por alguém que fez parte dela, entre seus seis e nove anos, mesclando aventuras, travessuras e conflitos; Scout, talvez uma jovem adulta, conta a história sob seu olhar quando criança.
Perdão! Deveria apenas curtir e agradecer, mas sou muito crítica com o que escrevo. Rs…
Alteraria mais coisas, mas não vou tomar mais teu tempo.
Abraço!
Isa