O último capítulo
Por Márcia Lira em
O último capítulo de um bom livro é uma coisa especial. É bom porque você acompanhou toda aquela “viagem”, e agora está entrando na última etapa da história (que às vezes pode até ser a primeira). Ao mesmo tempo, levanta certa melancolia pois é uma espécie de despedida, mesmo que você volte a ler tudo de novo. Muita coisa costuma acontecer no último capítulo, grandes revelações ou uma frase arrebatadora, que vai lhe acompanhar para o resto da vida.
Tudo isso me veio à cabeça contemplando a obra The Last Chapter, da artista Sandra Arteaga. A espanhola tem uma fábrica de criaturas inusitadas seja em pinturas ou em bonecos de papel. São personagens esquisitos retirados da imaginação intensa de Sandra, mas que conversam e geram empatia junto à criança que tem dentro da gente.
No blog de Sandra, ela conta que o último capítulo é uma espécie de auto-retrato: já que a vida é como um livro e tem um final, ela espera que o dela seja bem bonito. Os bonecos estranhos de Sandra podem ser comprados.
Vi aqui.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Como a gente diz aqui, a gente fica com pirangagem de ler para não acabar logo 😉
Pirangagem?! Não conhecia hahahaha o que seria?
Pirangagem é tipo quando a pessoa fica economizando muito dinheiro. Nesse caso, economizando página. hehehe 🙂
Essa história de "último capítulo" daria um livro. Tem os que a gente economiza por não querer que acabe, tem os que a gente gosta tanto que deixa uma sensação de vazio, tem os que mudam a história da água pro vinho: tento pra melhor, quanto pra pior, tem os que quebram nosso coração… em fim… vários tipos de "últimos capítulos".
É, ainda tem aqueles em que você pensa: finalmente, acabei e pronto. Dá muito pano pra manga mesmo.
Que idéia hein?! Adorei! Vou reparar nos finais das histórias para tentar montar o personagem…será?! 🙂
Ai, as vezes enrolo bastante para terminar um livro, gosto tanto que não quero que acabe!!!! rs
beijãozão*