O nobel Kazuo Ishiguro tem uma obra relevante mesmo que você não saiba
Por Márcia Lira em
Imagina como deve ser incrível a sensação de ganhar um Prêmio Nobel de Literatura? Como aconteceu agora em 2017 com o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro.
Pensa comigo: considerando o tempo de vida médio de 80 anos, concluímos que cada um presencia a nomeação de apenas 80 nomes em vida. É como 80 vestibulares pra concorrer, mas você só escorrega ficar competitivo lá pro 30º ano.
Se você for fenomenal, ainda assim disputa com milhares de outros bons escritores que estão se destacando na mesma época. É praticamente uma loteria (se você for mulher, pior ainda – apenas 14 mulheres ganharam esse troféu).
O problema é que quando li o nome do vencedor, simplesmente pensei: q u e m é e s s e ?
Pesquisei e decidi reunir aqui pra quem ficou como eu as principais informações (e algumas curiosidades) sobre o homem que ganhou os holofotes da Academia Sueca e que agora é visto como um dos gênios da literatura.
1.
É o escritor do livro Os Vestígios do Dia (1989), provavelmente a sua obra mais famosa. O livro ganhou o também prestigiado Man Booker Prize no ano de lançamento, e virou um filme muito bom. Leia o começo do livro aqui.
Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro”, concluiu a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.
2.
Nos cinemas, o mestre Anthony Hopkins interpretou o mordomo dedicado, personagem principal. Quase faturou o Oscar, mas perdeu para A Lista de Schindler. Algumas edições de livros têm o nome de Os Despojos do Dia.
3.
Kazuo nasceu no Japão, mas foi radicado na Inglaterra ainda criança. Começou na carreira de escritor em 1982, com o título de estreia Uma Pálida Visão dos Montes, publicado pela Rocco no Brasil. Hoje tem 62 anos.
4.
O livro O Gigante Enterrado foi o último lançamento em 2015, depois de dez anos de hiato. Lançado aqui pela Companhia das Letras, a história é uma incursão pela fantasia para mostrar uma sociedade marcada por guerras e por uma “névoa do esquecimento”, na perspectiva de um casal de idosos na Inglaterra. Aqui tem uma entrevista bem legal com ele sobre o livro.
Leia o começo do livro aqui. [Foto daqui]
5.
Ishiguro se aventurou pela música ao escrever letras de músicas para a cantora de Jazz norte-americana Stacey Kent. São a maioria das músicas do álbum Breakfast on the Morning Tram.
6.
Agora o livro que eu fiquei com mais vontade de ler, tipo como-eu-nunca-soube-desse-livro? foi a ficção científica Não me abandone Jamais (2005). É a história de Kathy, Tommy e Ruth, três clones criados para servirem de doadores de órgãos. Leia um trecho do livro aqui. [Foto do The Page Worm]
7.
Na Netflix, você pode assistir ao filme, que inclusive tem duas atrizes de quem sou fã: Carey Mulligan e Keira knightley. Assista ao trailler abaixo.
Espero que tenha gostado, e se curtiu dê um like, comente ou compartilhe.
Compre os livros por esses links da Amazon e ajude o blog a crescer:
Os Vestígios do Dia: http://amzn.to/2gtr255
O Gigante Enterrado: http://amzn.to/2zyqyiO
Não Me Abandone Jamais: http://amzn.to/2zkCvbd
3 comentários
Deixe um comentário