No meio do alvoroço, tem o Sebo da Torre
Por Márcia Lira em
Na zona norte aqui do Recife, há um bairro residencial bem tradicional, o bairro da Torre. Uma das principais ruas é a José Bonifácio, que deveria ser avenida pela quantidade de carros que trafegam nela diariamente. Ao longo da via, há prédios residenciais, restaurantes, botecos, estabelecimentos comerciais. E há o Sebo da Torre.
O que é muito legal nesse sebo de bairro, é que ele, com a sua fachada rosa, não tem nada a ver com a paisagem agoniada da rua, até se perde no meio. E por isso mesmo é muito bem-vindo. Um descanso da vida correndo, entre sons de motores, buzinas. Quando você entra lá, livros e livros na estante ou empilhados, junto com aquela sensação de calmaria que todo sebo que se preze tem.
Parece que o mundo fica em slow motion diante de tanta literatura. A literatura, inclusive, é prioridade na oferta do Sebo da Torre. E tem biografias, poesia, ficção em geral. No térreo e no primeiro andar, tem muita coisa boa. Aproveitei as duas horinhas de almoço de um dia qualquer, e fui com um amigo lá. Fez um bem danado.
A gente ficou lá quase uma hora olhando tudo, abrindo, pegando, empoeirando as mãos sem achar ruim. Vi Jorge Amado, Condan Doyle, Isaac Asimov, Isabel Allende, Jack London, Dostoiévski e uma infinidade de outros autores respeitáveis. Alguns vocês conferem nas fotos. O dono se chama Amauri, e embora seja bem sério, é muito prestativo e tem as respostas na ponta da língua.
Depois de fuçar bastante e só depois me dar conta de que os livros só podiam ser pagos em dinheiro, escolhi levar um Asimov, O Hálito da Morte, em boa qualidade, por R$ 15. Também trouxe pra casa a vontade louca de visitar outros sebos, e inclusive voltar mais vezes ao Sebo da Torre.
Para quem mora no Recife e quer visitar, fica na Rua José Bonifácio, 674, Torre. Telefone (81) 3236.1627. Depois, me conta o que achou?
Gostou do post? Então siga o #menos1naestante no Twitter e curta no Facebook. E não se esqueça de votar no TOP BLOG 2012 😉
3 comentários
Oi! Vc conhece algum sebo mais pro centro? Ou zona Sul?