Mais um ano na bagagem, mais cinco livros
Por Márcia Lira em
Pelo jeito, se eu chegar aos 90 anos (!) vai ser achando cada aniversário algo especial. Não entendo muito quem não gosta da data (nem quem não gosta de doce ou de queijo). Ficar mais velho não é argumento válido, pois, como escreveu Vinícius de Moraes, “a gente mal nasce e começa a morrer”. Eu fiz 30 aninhos na últma sexta-feira, essa idade marcante. Foi um dia bem feliz, de rever amigos, ganhar abraços e beijos, palavras bonitas, além de mimos em forma de objetos.
Entre eles, mais cinco livros para abarrotar a estante. São obras que eu não conhecia, nem esperava ler. Mas todos vindos de amigos inteligentes e queridos, não tenho dúvidas de que são ótimas aquisições. Na sequência, algumas informações sobre eles, pois já ficam as indicações.
O Nada me faltará, um dos mais novos do Lourenço Mutarelli conta a história de um homem que após desaparecer com a mulher e filha, reaparece misteriosamente sem elas e não se lembra do que aconteceu. Liberdade, de Jonathan Franzen, considerado um dos melhores de 2010, é um romance sobre excessos – de liberdade, de dinheiro, de opções e como todas essas possibilidades acabam fazendo com que as pessoas se percam em meio às dificuldades da vida contemporânea nos Estados Unidos.
Ganhei um do Contardo Calligaris, o segundo e novíssimo A mulher de vermelho e branco, para o qual foi produzido um trailer (e essa tendência de fazer trailer dos livros? post logo mais) intrigante.
http://youtu.be/v3ke-HZKxuA
Tem outro do Umberto Eco defendendo o objeto livro, mais especificamente uma coisa com a qual me identifico: a bibliofilia, ou o amor pelos livros. A memória vegetal vem somar, certamente, à leitura de Não contem com o fim do livro, do mesmo autor, que aguarda na minha estante. O quinto é Jakob Von Gunter, um diário, do Robert Walser. O cara é um escritor russo admirado por Kafka e Thomas Mann, um clássico. Não precisa mais, né? Vamos conhecer.
Agora estou ainda mais ansiosa para cair nessas páginas. Você já leu algum? Ouviu falar? Pena que só vou poder conferir depois de terminar minha monografia, no final do mês. Obrigada, Dulche, André, Thiago, Luquinhas e Gilberto pelos livros, e a todo mundo que fez o meu 3 de junho lindo, de qualquer forma.
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Boas perspectivas então, né, Bonifácio? Confio nos meus amigos 😉 Vou correr pra dar conta e depois contar aqui!
Lourenço Mutarelli é gênio demais. Vou atrás desse aí. Tou numa fase Quadrinhos. Sempre amei, mas ultimamente tá pior 🙂
Que massa, então tu deve ler primeiro e depois passa as impressões 🙂
Nunca li nada de nenhum deles.Soube da existência de Mutarelli depois que o cheiro do ralo foi adaptado. Encontrei o livro, que é meio raro, mas não comprei pelo preço.Do Calligaris vi uma entrevista muito legal no Roda Viva e li alguns dos artigos que publica em jornal, também muito bons.Achei as sinopses de Liberdade e Nada Me Faltará bastante provocantes.;)