Os meus 10 melhores filmes baseados em livros (Netflix)
Por Márcia Lira em
A gente ama ler, mas ama ver filmes também. Então para dar aquela dica para você curtir entre um livro e outro, eu fui na seção “baseados em livros” da Netflix e escolhi 10 filmes que eu adorei e que são adaptações literárias.
Para falar a verdade, minto, o último da lista não está na Netflix mas eu mantive porque é um dos melhores filmes que já vi. Vale a pena procurar como assistir.
Use essa lista como melhor convier, você pode ver o filme e achar a história tão massa que vai dar vontade de conhecer a fonte original.
Quer outra opção? É pegar primeiro o livro pra ler (recomendo esta ordem nas comédias românticas Um Dia e O Lado bom da vida) e depois assistir ao filme, e fazer toda aquela comparação gostosa, ver os personagens ganhando carne e osso. Será que foi como você imaginou?
Espero que curta a lista! E no caso positivo, manda pra alguém que você gosta e me ajuda a compartilhar o conteúdo <3
1. A Chegada, de Denis Villeneuve (2016)
Baseado em conto principal de História da sua vida e outros contos, de Ted Chiang
Sinopse do filme
Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.
2. O lado bom da vida (2012), de David O. Russell
Baseado no livro O Lado bom da vida, de Matthew Quick
Sinope do filme
Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.
3. O Quarto de Jack, de Lenny Abrahamson (2016)
Baseado no livro O Quarto, de Emma Donoghue
Sinopse do filme
Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, o homem que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local. Quando seu filho completa cinco anos, ela decide elaborar um plano de fuga. Com a ajuda de Jack, ela tenta enganar Nick para retornar à realidade e apresentar um novo mundo a seu filho.
4. Fuja, de Aneesh Chaganty (2020)
É outra história, mas há claras referências ao livro Misery: Louca obsessão, do Stephen King
Sinopse do filme
Após anos vivendo isolada do mundo e sendo cuidada por sua rígida mãe, Chloe começa a desconfiar que há algo extremamente errado em sua vida.
5. Um dia, de Lone Scherfig (2011)
Adaptação do livro Um dia, do David Nicholls
Sinopse do filme
Emma Morley e Dexter Mayhew sentem uma conexão especial desde o dia em que se conheceram. Apesar de seguirem rumos diferentes, eles acabam se reencontrando todos os anos no dia 15 de julho.
6. A Garota Dinamarquesa, de Tom Hooper (2015)
Baseado no livro A Garota dinamarquesa, de David Ebershoff
Sinopse do filme
Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.
7. Razão e Sensibilidade, de Ang Lee (1996)
Baseado no clássico Razão e Sensibilidade, de Jane Austen
Sinopse do filme
Quando o pai de Elinor Dashwood morre, as finanças de sua família vão mal das pernas. Após a mudança dos Dashwood para um chalé em Devonshire, a irmã de Elinor, Marianne, fica dividida entre o belo John Willoughby e um coronel mais velho, Brandon. Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars são prejudicadas devido ao seu compromisso.
8. Prenda-me se for capaz, de Steven Spielberg
Baseado no livro Prenda-me se for capaz, com as memórias do próprio golpista, o Frank Abagnale (1980)
Sinopse do filme:
Frank Abagnale Jr. já trabalhou como médico, advogado e copiloto, tudo isso antes de completar 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty, que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo, mas Frank está sempre à frente.
9. O Diabo de cada dia, de Antonio Campos (2020)
Adaptação de O mal nosso de cada dia, de Donald Ray Pollock
Sinopse do filme:
Um jovem dedicado a proteger seus entes queridos enfrenta a corrupção e a violência em um canto esquecido de Ohio, no período entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã.
10. O Leitor, de Stephen Daldry (2009)
Baseado no livro O Leitor, escrito por Bernhard Schlink.
Sinopse do filme
Na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz, uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor. Um dia Hanna desaparece misteriosamente, deixando Michael com o coração partido. Anos mais tarde, Michael, que agora é um estudante de direito, se surpreende ao reencontrar Hanna em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.
E você tem um filme baseado em livro pra indicar? 🙂
3 comentários
Deixe um comentário