Os meus 7 melhores filmes sobre livros (4 estão na Netflix em 2021)
Por Márcia Lira em
O que a gente faz quando não está lendo um livro? A gente vê filmes que falem de livros, sim!
Ler é maravilhoso, mas acompanhar histórias de pessoas, personalidades, personagens, escritores que dividem com a gente a paixão pelos livros também é.
Por isso separei aqui os meus top 7 filmes que falam sobre livros.
A maioria deles é sobre escritoras e escritores. Uma lista que mistura filmes que abordam a vida de escritores reais como o Mary Shelley, autora de Frankenstein, com histórias de ficção (mas que poderiam muito bem ser reais), como A Esposa.
De qualquer forma, são filmaços, cada um à sua maneira. Espero que você curta também!
1. Questão de Tempo (About Time, 2013)
Tim descobre aos 21 anos que os homens da sua família podem viajar no tempo. Ele acaba usando seu dom para conquistar uma namorada e se mete em altas confusões. O aviso vem do seu pai, que é o leitor voraz do filme, o motivo de eu colocar ele nesta lista. É um feel good movie, uma comédia romântica britânica que acontece num cenário maravilhoso e também desperta algumas questões. Disponível na Netflix.
2. Cidadão Ilustre (El cidadano ilustre, 2017)
Um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal na Argentina, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade –
um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local. Esse filme é gênio demais, deu até vontade de ver de novo. Disponível na Netflix.3. Monsieur & Madame Adelman (2017)
É o tipo do filme que é até difícil falar dele, porque é sobre relacionamento, sobre escrita, e ainda contém – muita – ironia. Sarah e Victor estiveram juntos por 45 anos. No funeral dele, Sarah é abordada por um jornalista que deseja contar a história de seu marido, um renomado escritor, a partir do olhar da mulher que sempre o acompanhou. A partir de então, ela passa a contar as minúcias do relacionamento que tiveram, incluindo segredos bastante íntimos. Disponível na Netflix.
4. Mary Shelley (2019)
A história da famosa escritora Mary Shelley é digna de um filme muito maior que esse. Uma mulher que se destacou no século 18 escrevendo uma ficção científica, numa sociedade totalmente masculina, e ainda vivendo dificuldades financeiras e dramas pessoais. Mas o filme é bem bom, não faz feio, serve como uma ótima introdução à leitura do clássico Frankenstein – O prometeu moderno, que vale a pena demais.
Disponível na Netflix.
5. Severina (2018)
E quando o personagem principal é um dono de livraria? Ele se encanta por uma mulher que visita sua loja e volta dia após dia para cometer furtos. Inicialmente ele não reage, mas em uma das vezes, mais interessado em puxar conversa do que recuperar o prejuízo, ele a encurrala. Um filme tão poético, sensível, fala de relacionamento, solidão e também da paixão pela leitura e por livrarias.
6. A Esposa (The Wife, 2019)
Tem atores e atrizes que quando eu sei que estão no filme, já acho que vai ser bom, e Glenn Close é uma delas. Casada com um escritor que está prestes a receber um Prêmio Nobel de literatura, Joan, se dá conta de que passou 40 anos ignorando seus talentos literários para valorizar a carreira do marido, decide abandoná-lo.
7. Poderia me perdoar? (Can you ever forgive me? 2019)
Quem é apaixonada por Gilmore Girls, já tem o melhor motivo para ver esse filme com a Melissa McCarthy, a nossa eterna Sookie, melhor amiga de Lorelai. Ela interpreta a jornalista Lee Israel, que decide forjar e vender cartas de personalidades já falecidas, um negócio criminoso que dá muito certo. É um filme bem humorado e ao mesmo tempo reflexivo, e ainda aborda um pouco como ser uma escritora mulher é mais difícil. Baseado em uma história real.
E então, espero que tenham gostado das dicas, e que esses filmes lhe inspire também a ler mais. Depois me conte <3
3 comentários
Deixe um comentário