Como ler mais? #1 por Bodega Literária
Por Márcia Lira em
Venho remoendo sobre um projeto aqui pra o Menos1naestante há tempos. Queria inventar uma mesma pergunta que eu pudesse fazer a várias pessoas diferentes e gerar assim uma conversa boa nessa internet de meu deus em torno dos livros e da leitura.
Até que me decidi pela pergunta que mais tem a ver com o blog do mundo: Como ler mais? Surgiu assim a primeira tag #menos1naestante. A pergunta é direcionada a ávidos leitores, pra que eles passem seus segredos do que fazem para se manter firme e forte no hábito da leitura, em tempos de internet e mundo acelerado.
Convidei o Rodolfo, do Bodega Literária, pra dar a dica incrível dele e inaugurar o projeto comigo. Pra minha felicidade, ele topou, deu ótimos toques e ainda fez uma carinha pra história, me ajudou um pouco a conceber a ideia. Só tenho a agradecer, Rodolfo! <3
Essa ideia é inspirada por esse projeto antigo do blog Don’t Touch My Moleskine, que perguntava o que é o amor hoje pra você?.
Gostaram? Ao longo dos dias, vou convidando outras pessoas pra responderem também. Se você quiser sugerir alguém pra participar, coloca nos comentários. 🙂
[box type=”shadow”]
SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, FAÇA UMA AÇÃO.
– Comente.
– Curta e siga o blog no Facebook.
– Compartilhe este post no Facebook. [facebook][/facebook]
– Assine a newsletter e receba o blog no seu e-mail.
– Siga o blog no Twitter e Instagram.
É muito importante pra mim saber o que vocês acham do que escrevo (ou os colaboradores), e me estimula a continuar postando. <3
[/box]
3 comentários
AUTOR
Márcia Lira
Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.
Adorei a iniciativa! E fiquei super lisonjeado por inaugurar esse quadro de incentivo a leitura, principalmente na atuação situação em que esse mundão que a gente vive se encontra! Ler é bem mais que folhear páginas, é na verdade nos construir a partir da criatividade de outros. Simbora com mais convidados! Beijos para todos!
Que legal! Tô louco pra participar com o Quatro Sentidos 🙂 Eu e a lari vamos querer montar algumas dicas e gravar!
Olá, eu tenho uma dica!
Eu não me considero um "ávido leitor", pois nunca li de forma ininterrupta. Sempre envolvido com livros "acadêmicos", a literatura surgia para mim de forma incidental.
Porém recentemente tomei uma decisão sobre minhas leituras e que pode ser vista como uma dica à pergunta "Como ler mais?" : estabelecer metas.
Por exemplo, 19 anos atrás comprei a obra completa de Machado de Assis (31 volumes). Li dois ou três volumes mais conhecidos e os demais permaneceram encalhados, alguns até lacrados como quando os comprei na banca de revista.
Então, comecei 2016 com a firme determinação de, finalmente, ler o grande mestre. E não só isso. Selecionei todos os meus livros encalhados ou lidos parcialmente e decidi que iria lê-los para, posteriormente, passá-los adiante. Para vocês terem uma ideia a lista conta com 298 livros!
Para que meu projeto dê certo criei uma regra de ouro: não comprar nada até concluir a tal lista.
Isso tudo é um resumo do meu blog “Xô, tsundoku!” (http://xotsundoku.blogspot.com.br/ ) Sim, não resisti à tentação de colocar a ideia nessa internet de meu deus! 😉
Um abraço.
Que curioso que tenha uma palavra japonesa pra designar exatamente isso. Eu gostei da sua ideia. Não fui tão rígida, mas tenho evitado ao máximo comprar novos livros enquanto não ler pelo menos metade da minha estante. :O Vamos lá, né? Promessa é dívida.
Muito boa a iniciativa! 😀
E curtia tbm o antigo Dont Touch my moleskine…
Ler hoje em dia com tanta coisa que faz com que nos dispersamos ou não tenhamos tempo suficiente por conta do trabalho, estudos etc e parar pra ler algo pelo simples prazer de ler é uma revolução e um ato heroico!