• Home
  • Sobre mim
  • Conteúdo patrocinado
  • Contato
Menos 1 na Estante
  • Home
  • Resenhas
  • Trechos de Livros
  • Receitinhas
  • Roteiros Literários
  • Troca-troca
  • Geral
  • Entre Livros

Descobrindo o horror em Lovecraft

Por Márcia Lira em 10/04/2013

Beardsley 01
A minha leitura atual é a de um artesão do horror. Tudo bem que é aos trancos e barrancos, num intervalo aqui, meia horinha ali, mas estamos indo em frente. O livro é uma coletânea de contos chamada Horror em Red Hook, de Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), ou H.P. Lovecraft, como é mais conhecido. Uma das primeiras aquisições para o Kindle. Alguns contos depois, dá pra entender bem porque o nome do escritor norte-americano sempre é citado quando o assunto é terror.
Lovecraft faz questão de descrever bem o ambiente, todos as nuances, as luzes, as bizarrices que aparecem e as que não aparecem, e confesso que isso me travou um pouco. Total falta de costume. Até que um amigo soltou a pérola que me atingiu em cheio: Não há literatura de terror sem imersão, não é pra ler tuítando. Bingo! As coisas começaram a fluir.
Beardsley 02
As imagens que ilustram esse post são de dois ilustradores citados pelo Lovecraft no conto que dá nome ao livro, são eles Beardsley e Doré. São desenhos em total sintonia com a obra dele, até um pouco mais singelas, diria:

A vida cotidiana para ele se tornara uma fantasmagoria de estudos irreais e macabros; ora resplandecendo e olhando maliciosamente com uma podridão disfarçada no melhor jeito de um Beardsley, ora insinuando terrores por detrás dos formatos e objetos triviais como na obra mais sutil e menos óbvia de Gustave Doré.

Gustave Doré 02
Gustave Doré 02
A dica é: se você está numa vibe baixo astral, melhor deixar as coisas melhorarem pra mergulhar num Lovecraft. Se você está tranquilo e sedento por um bom terror à moda antiga, ele é o cara. Pra se ter ideia, no estilo do escritor, até uma biblioteca se torna um lugar onde a gente não quer ir:

Nesse brilho débil vi que estávamos numa biblioteca espaçosa, bem mobiliada e revestida de madeira, datando dos primeiros 25 anos do século XVIII, com frontões triangulares esplêndidos, uma cornija dórica encantadora e um ornamento magnífico entalhado com arabescos sobre o consolo da lareira. Acima das prateleiras cheias, em intervalos seguindo as paredes, viam-se retratos de família bastante gastos, todos manchados até uma obscuridade enigmática e trazendo uma semelhança inequívoca com o homem que agora me indicava uma cadeira atrás de uma mesa Chippendale encantadora.

  • contos
  • eu indico
  • h.p.lovecraft
  • lovecraft

3 comentários

AUTOR

Márcia Lira

Márcia Lira. Jornalista. Social Media. Especialização em Jornalismo Cultural. Fundadora do Menos1naestante há 14 anos. E-mail: marcialira@gmail.com.

Posts relacionados por categoria

Doe livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes em Pernambuco

Por Márcia Lira em 20/07/2017

Comer, Rezar, Amar – cena de leitura e romance

Por Márcia Lira em 15/06/2017

  • Diogo disse:
    10/04/2013 às 23:18

    Aí tá certo!

    Responder
    • @marcialira disse:
      12/04/2013 às 11:08

      Graças a tu 🙂

      Responder
  • Valderina Silveira disse:
    11/04/2013 às 20:15

    Digite o texto aqui!

    Responder
    • @marcialira disse:
      12/04/2013 às 11:08

      ???

      Responder
  • Gama disse:
    13/04/2013 às 15:38

    Ah, Lovecraft. Quantos pesadelos você deve ter sofrido para criar esse seu sombrio mundo.
    Só de lembrar d'A Sombra fora do tempo, os cabelos da nuca se eriçam, como arames farpados.
    Depois da digressão, o fato. Os livros de Lovecraft, acho que por venderam pouco, são absurdamente caros. Cheguei a ver 'Nas Montanhas da Loucura', um livrinho, por mais de 30 reais.
    A Hedra andou reeditando, agora que Lovecraft é de domínio público, alguns títulos. Mas sofrivelmente. O typesetting é ruim, a fonte pequena demais (fonte oito, OITO), um horror para os olhos.
    Gostei mais das edições da Iluminuras. Tente depois 'A Cor que caiu do céu'. É sensacional.

    Responder
    • @marcialira disse:
      14/04/2013 às 00:22

      Vou ficar de olho nesse. Não sabia dessa faceta do preço de Lovecraft, essa edição digital foi bem baratinha.

      Responder
      • Gama disse:
        14/04/2013 às 00:58

        Esqueci de mencionar, o livro de mais de 30 reais, era usado.

        Responder
  • Mariana Moura disse:
    18/04/2013 às 18:53

    Livro de terror me interessa, ainda não conhecia Lovecraft, mas em breve quero ler.
    http://naninhamoura.blogspot.com

    Responder
    • @marcialira disse:
      20/04/2013 às 21:49

      Então você vai gostar. 🙂

      Responder
  • Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Assine nossa newsletter
    e fique por dentro das novidades

    Inscreva-se

    Tags

    • contos
    • eu indico
    • h.p.lovecraft
    • lovecraft

    YouTube

    • Home
    • Sobre mim
    • Conteúdo patrocinado
    • Contato