10 bibliotecas maravilhosas ao redor do mundo
Por Márcia Lira em
Toda viagem inesquecível começa com um sonho. E esse sonho pode ser visitar uma biblioteca incrível do outro lado do mundo depois da pandemia. Então para a gente começar a viajar um pouco juntos, reuni aqui 10 bibliotecas maravilhosas para conhecer pelo mundo.
É o tipo de post que eu fazia muito no começo do menos1naestante.com, e deu muita vontade de fazer de novo.
Afinal, a gente tá precisando ver coisas bonitas e cultivar expectativas que nos coloquem um sorriso no rosto, não é verdade?
Esse post contém os mais sinceros desejos de que as bibliotecas continuem firmes, fortes e estonteantes, reunindo o saber humano depois dessa confusão mundial que estamos vivendo.
Escrevi sobre isso no post: As bibliotecas vão acabar depois da pandemia?
Então vem comigo. <3
1. Tianjin Binhai Library, na China
Com essa cara de biblioteca do futuro, a Tianjin Binhai Library foi inaugurada em 2017. A ideia com as formas orgânicas foi fazer algo como um ‘oceano de livros’.
E não é que essa bola gigante no meio da biblioteca é um auditório translúcido e esférico? Por causa das suas formas, ela ganhou o apelido de ‘The eye’.
O projeto é de um escritório de arquitetura holandês. Site: https://www.mvrdv.nl/projects/246/tianjin-binhai-library
2. Bibliotheca Alexandrina, no Egito
É uma homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, que era uma das maiores do mundo e foi destruída por um incêndio.
A Bibliotheca Alexandrina foi inaugurada em 2002, e fica na cidade de Alexandria, no Egito, sendo a maior do país.
Tem essa arquitetura única, muito bonita ao misturar o rústico e a referência aos hieroglifos egípcios à modernidade dos vitrais no teto.
Vendo assim, em duas fotos distintas, nem parece que é o mesmo prédio. Facebook: https://www.facebook.com/bibalexOfficial/
3. Trinity College Library, na Irlanda
São mais de 4,5 milhões de livros reunidos na Trinity College Library, que fica em Dublin, na Irlanda.
Bem diferente dos exemplos anteriores, ela foi fundada em 1592 junto ao Trinity College, a universidade à qual pertence.
É a maior biblioteca da Irlanda e um dos seus principais atrativos é a old library, com seus 200.000 volumes e a decoração com bustos de acadêmicos. Site: https://www.tcd.ie/library/
4. Seattle Central Library, nos EUA
A Seattle Central Library é provavelmente a biblioteca mais recente, de 2004, a compor o sistema Seattle Public Library, que foi criado em 1890 para atender aos moradores da cidade.
Localizada em Washington, nos EUA, a biblioteca fica num prédio de 11 andares de vidro e aço, projetado pelos arquitetos Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramustem.
Localizada Não parece que a gente vai entrar aí e se sentir num mundo paralelo? Site: https://www.spl.org/
5. Rijksmuseum, na Holanda
Amsterdã já é uma das cidades que eu mais quero conhecer na vida, e agora que descobri o Rijksmuseum, a vontade dobrou.
O museu nacional é considerado o melhor da Holanda e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano. E uma das atrações é a biblioteca, fundada em 1885, a maior de pesquisa em história da arte do país.
O espaço costuma abrir para o público que tem um passaporte, e pode aproveitar as salas de leitura e estudo. Que livro você queria ler aí dentro?
A marca Hermès, de acessórios de luxo, fez um ensaio masculino na biblioteca (veja aqui), que vale a pena espiar porque as fotos valorizam os detalhes deste lugar. Site da biblioteca: https://library.rijksmuseum.nl/
6. Taipei Public Library, na China
A segunda biblioteca incrível da China deste post é a Taipei Public Library, que fica em Beitou, capital de Taiwan.
Diferente das bibliotecas mais tradicionais com foco no acervo, a impressão aqui é que esta, fundada em 2006, foi criada para seduzir os leitores a abrirem um livro.
Essa combinação de ambiente bucólico com madeira é imbatível, né? E essa sala de leitura, vocês viram bem? Eu poderia passar horas aí.
Nota mental: levar meus próprios livros porque certamente não vou ler em chinês. Site: https://english.tpml.gov.taipei/
7. Boston Public Library, nos EUA
Vejo as fotos da Boston Public Library, fundada em 1895, e só penso em cenas de filmes em que o personagem vai fazer uma pesquisa crucial para a trama nestas mesas da biblioteca.
Nem tenho tanta vontade de ir nos Estados Unidos (e cada vez menos com tudo que está aconecendo), mas com tanta maravilhosidade começo a considerar.
Afinal, como uma biblioteca consegue ser grandiosa e acolhedora ao mesmo tempo? Com esse projeto arquitetônico estonteante, dizem que é uma das mais bonitas dos Estados Unidos. Site: http://www.bpl.org/
8. Bibliotheque Nationale Paris, na França
Destas dez bibliotecas, eu conheço duas e a Biblioteca Nacional da França, localizada em Paris, é uma delas. Quer dizer, conheço mais ou menos, pois dessas fotos só acessei a área externa.
As outras salassó eram acessíveis com passe específico para moradores, tudo super controlado, com catracas e bibliotecários. Como visitei numa passada turística com tempo contado, acabei apenas espiando os ambientes.
Lembro de ter ficado impressionada com o cuidado com que os franceses cuidam da sua biblioteca principal, que foi fundada em 1461, e nem parece.
Também me chamou a atenção a quantidade de gente que tinha no prédio, nas dezenas de salas, em silêncio, lendo ou estudando.
Mesmo com as limitações, e com o desejo frustrado de passar o dia inteiro, valeu demais a visita. Fiquei toda abestalhada, como a gente diz. Site: https://www.bnf.fr/en
9. Biblioteca Pública do México, José Vasconcelos
Localizada na capital do país, na Cidade do México, essa biblioteca parece tirada de um livro de ficção científica com essa arquitetura moderna. A fundação é recente, de 2006, com projeto encabeçado pelo arquiteto arquiteto Alberto Kalach.
Da entrada da Biblioteca Vasconcelos, como é mais conhecida, a gente tem uma visão de quase todos os andares e estantes, dá para ter uma ideia na foto. É incrível! O espaço tem um acervo de 580 mil livros, com capacidade para abrigar muito mais. Site: www.bibliotecavasconcelos.gob.mx
10. Real Gabinete Português de Leitura, no Brasil
E por último, o Real Gabinete Português de Leitura, porque tinha que ter uma biblioteca brasileira também, né? Essa eu tive a oportunidade de conhecer em julho de 2017, antes de ir pra Festa Literária Internacional de Paraty. <
É uma biblioteca linda localizada bem no centro do Rio de Janeiro, desde 1837. O lugar é Patrimônio Cultural do Estado, então os procedimentos para preservação são bem rígidos: poucos visitantes por vez, silêncio e a determinação de ninguém chegar muito perto das estantes.
Não é uma biblioteca que você vai se sentir à vontade de chegar e abrir um livro. Mas é um lugar para admirar e sentir a energia da história e do conhecimento reunido. Vale a pena demais conhecer! Site: https://www.realgabinete.com.br/
—
E por aqui aterrisamos dessa viagem. Agora me conta aí nos comentários, qual foi a que deu mais vontade de conhecer pessoalmente?
3 comentários
Deixe um comentário