Faça um amigo secreto de livros usados

Dezembro chegou e com ele está oficialmente aberta a temporada de confraternizações. Por mais anti-social que você seja, vai ter pelo menos umas duas “confras” das quais você não vai escapar.

Tem quem ama (eu!), tem quem odeie. Mas o que muita gente não pensa é que as confraternizações podem ser um ótimo momento para você garantir novas leituras para o próximo ano.

Por isso que decidi fazer esse post só para dar essa ideia genial chamada: amigo secreto de livros usados 😍

Genial porque:

  • Ninguém precisa gastar para comprar presente.
  • Garante aquele momento de descontração da confraternização.
  • Você exerce o desapego e coloca pra rodar um livro legal da sua estante.
  • Sérias chances de levar pra casa aquela ótima leitura inesperada.

Tem o jeito tradicional de fazer: sorteio dias antes da confraternização, cada um tira o nome do outro no papelzinho (ou nos aplicativos de amigo secreto on-line), escolhe um livro da sua estante para a pessoa que tirou e entrega no dia.

Maaaaaaaaaaaaaaaaas eu recomendo bem mais esse outro jeito do passo a passo abaixo. Porque tem mais surpresa, é mais divertido e menos tenso. Tenso porque se você for igual a mim iria passar horas na frente da estante tentando advinhar o livro que o seu amigo secreto iria gostar. Isso pode ser muito difícil. Então vamos lá:

 

🎄Amigo secreto de livros usados 📚

amigo secreto de livros usados

1. Sugira ao grupo e defina as regras

Vocês podem deixar o amigo secreto bem aberto, ou podem definir que é só romance, ou só terror, ou então que não vale livro de auto-ajuda, dependendo do perfil do grupo.

2. Escolha um livro bom da sua estante

Essa não é a hora de você se livrar do livro que não gostou, tá? Tem que ser com a boa intenção de dividir uma boa leitura. :)

3. Faça uma embalagem de presente

Sim, por favor, tem que ter charme né? O fato de o livro ser usado não quer dizer que não é um presente.

4. Na confraternização, todos colocam o livro na mesa

Por isso é importante o livro estar embalado também. A ideia é que a pessoa não saiba qual é o livro até abrir o pacote.

5. Defina a ordem do amigo secreto

Conte quantas pessoas vão participar e escreva os números em um papel para sorteio. Cada pessoa tira um papel com um número, e está estabelecida a ordem em que vai acontecer a brincadeira.

6. O número 1 escolhe o seu livro

Depois de pegar, ele abre a embalagem e vê o que ganhou. Todos podem ver o livro que ele pegou.

7. O número 2 rouba o livro do número 1 ou pega um da mesa

E assim por diante, as pessoas seguintes podem roubar o livro dos participantes anteriores ou podem pegar um novo na mesa.

8. Cada livro pode ser roubado até duas vezes

Ou seja, o terceiro dono tem a posse definitiva do presente. Se um participante tem um livro roubado, ele na sequência vira o jogador da vez, podendo roubar outro ou pegar na mesa. E depois retoma a ordem numérica. Todo mundo que participou sai com um livro.


Gostou? Vai por mim: fica tanta confusão que a diversão é garantida! Se fizer, eu adoraria ver fotos: marca a @menos1naestante nas fotos no Instagram.

Nesse post há outras formas de fazer amigo secreto de livros, mas pra mim essa ganha disparada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *