Imagina como deve ser incrível a sensação de ganhar um Prêmio Nobel de Literatura? Como aconteceu agora em 2017 com o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro.

Pensa comigo: considerando o tempo de vida médio de 80 anos, concluímos que cada um presencia a nomeação de apenas 80 nomes em vida. É como 80 vestibulares pra concorrer, mas você só escorrega ficar competitivo lá pro 30º ano.

Kazuo Ishiguro - Nobel de Literatura 2017

Kazuo Ishiguro – Nobel de Literatura 2017

 

Se você for fenomenal, ainda assim disputa com milhares de outros bons escritores que estão se destacando na mesma época. É praticamente uma loteria (se você for mulher, pior ainda – apenas 14 mulheres ganharam esse troféu).

O problema é que quando li o nome do vencedor, simplesmente pensei: q u e m  é   e s s e ?

Pesquisei e decidi reunir aqui as principais informações (e algumas curiosidades) sobre o homem que ganhou os holofotes da Academia Sueca e que agora é visto como um dos gênios da literatura.

1.

É o escritor do livro Os Vestígios do Dia (1989), provavelmente a sua obra mais famosa. O livro ganhou o também prestigiado Man Booker Prize no ano de lançamento, e virou um filme muito bom. Leia o começo do livro aqui.

Filme Os Vestígios do Dia

Cena do filme Os Vestígios do Dia

 

Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro”, concluiu a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.

2.

Nos cinemas, o mestre Anthony Hopkins interpretou o mordomo dedicado, personagem principal. Quase faturou o Oscar, mas perdeu para A Lista de Schindler. Algumas edições têm o nome de Os Despojos do Dia.

3.

Kazuo nasceu no Japão, mas foi radicado na Inglaterra ainda criança. Começou na carreira de escritor em 1982, com o título de estreia Uma Pálida Visão dos Montes, publicado pela Rocco no Brasil. Hoje tem 62 anos.

4.

O livro O Gigante Enterrado foi o último lançamento em 2015, depois de dez anos de hiato. Lançado aqui pela Companhia das Letras, a história é uma incursão pela fantasia para mostrar uma sociedade marcada por guerras e por uma “névoa do esquecimento”, na perspectiva de um casal de idosos na Inglaterra. Aqui tem uma entrevista bem legal com ele sobre o livro.

O Gigante Enterrado - por Farley Santos

Livro O Gigante Enterrado (2015) – por Farley Santos

Leia o começo do livro aqui: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13722.pdf

5.

Ishiguro se aventurou pela música ao escrever letras de músicas para a cantora de Jazz norte-americana Stacey Kent. São a maioria das músicas do álbum Breakfast on the Morning Tram.

Stacey Kent e Kazuo Ishiguro

Cantora de jazz Stacey Kent cantou músicas escritas pelo escritor. Foto daqui.

 

6.

Agora o livro que eu fiquei com mais vontade de ler, tipo como-eu-nunca-soube-desse-livro? foi a ficção científica Não me abandone Jamais (2005). É a história de Kathy, Tommy e Ruth, três clones criados para servirem de doadores de órgãos. Leia um trecho do livro aqui.

Never let me go - livro

Edição em inglês do Não me abandone jamais. Foto daqui.

 

7.

Na Netflix, você pode assistir ao filme, que inclusive tem duas atrizes de quem sou fã: Carey Mulligan e Keira knightley. Assista ao trailler abaixo.

Espero que tenha gostado, e se curtiu dê um like, comente ou compartilhe.

Compre os livros por esses links da Amazon e ajude o blog a crescer:

Os Vestígios do Dia: http://amzn.to/2gtr255
O Gigante Enterrado: http://amzn.to/2zyqyiO
Não Me Abandone Jamais: http://amzn.to/2zkCvbd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *