Escrevendo no blog e café

A leitura da vez é o livro Quanto Menos, Melhor, do Leo Babauta. E está sendo fantástico. Fico impressionada quando coisas tão óbvias ditas de outro jeito acessam a gente bem na jugular. É o caso desse livro curtinho e leve, porém bem rico.

De tal forma ele me pegou que resolvi escrever esse post pra cumprir um processo proposto pelo livro para a criação de um hábito. Vou explicar melhor.

O Leo Babauta acredita que o primeiro passo rumo a um novo hábito duradouro é se fazer valer do poder do menos. Ou seja, escolher 1 hábito de cada vez para implantar é fundamental. A estratégia proposta é de a aquisição do hábito ser um Desafio de 30 dias, seguindo esse passo a passo:

  1. Escolha um hábito para ser seu Desafio. Escolhi postar 2x na semana no blog, pois a ~água parada~ por aqui é uma das coisas que mais me incomoda. E o Menos1naestante sempre é algo no qual eu quero colocar minha energia. Nos capítulos anteriores o conselho é de que a meta precisa ser uma coisa bem acessível, por isso escolhi 2 posts pra começar e não 5, por exemplo.
  2. Tome nota do seu plano. Aqui é fundamental destrinchar o desafio em atividades diárias rumo ao objetivo. Então decidi que preciso encontrar pelo menos três momentos de umas 2h na minha semana para escrever, organizar o post, postar e divulgar nas redes sociais e por email. Vamos ver como me saio. :O
  3. Compartilhe sua meta. A recomendação é contar ao maior número de pessoas que você está tentando incorporar um hábito. Então por isso eu resolvi fazer esse post, tô contando a todos vocês e realmente já sinto a responsabilidade maior.
  4. Faça um relatório diário de seus progressos. Essa parte tô achando a mais difícil: de quem é o saco que eu vou encher todo dia sobre meus avanços? Hahaha
  5. Comemore o novo hábito. A ideia é que passados 30 dias eu vou ter abraçado meu hábito, mas ainda com a atenção de continuar praticando diariamente. Tomara, né?

Quanto Menos, melhor - Leo Babauta

As altas chances do método dar certo, segundo o Quanto Menos, Melhor é o comprometimento diário que a pessoa faz e o incentivo das pessoas que acabam se envolvendo. A dica do Babauta também é ter uma atitude positiva diante dos insucessos: reconhecer e ir em frente.

O que você achou?

Bom, eu estou muito animada com esse caminho e quis dividir com vocês pois todo mundo quer mudar algo ou botar um projeto pra frente.  Imagina usar esse passo a passo pra criar o hábito da leitura, por exemplo? Então vamos nessa.

 

 

Amazon - Os livros favoritos de Julho 2017

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , ,

2 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *