Livro Como eu era antes de voce - Menos1naestante

Confesso que estava tão preconceituosa pra ler esse livro, que só faltava segurar o Kindle só com dois dedos da mão. A história romântica do momento. O livro com capa do sucesso do cinema, Como eu era antes de você, da Jojo Moyes.

E agora tenho que admitir: não é que valeu a pena?

Enfrentei as ressalvas graças ao projeto de blogagem coletiva que inauguramos com essa leitura, o #Blogselivros. Somos 8 blogueiras mulheres lendo e resenhando o mesmo livro no mês. Ao final do post, você tem os links para as outras resenhas.

Comecei a ler esperando uma história melosa sobre como o amor transpõe barreiras. E encontrei algo inspirador sobre o poder que um relacionamento tem de transformar as pessoas para melhor. Independente das diferenças sociais e financeiras, e de quaisquer condições físicas. 

O príncipe e a plebeia

Na verdade, esse contraste meio A Bela e Fera (associação que vi aqui) é uma das coisas que dão emoção à história, e faz a gente querer saber o que vai acontecer. A mocinha que dobra o cara durão. O príncipe e a plebeia. O cara erudito que ganhou o mundo aos 30, e a mulher inocente que nunca saiu do interior da Inglaterra.

Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente — ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela — obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.”

Só que com o peso de acompanhar os percalços de um tetraplégico, um pouco de Intocáveis (esse filme francês incrível que tem na Netflix): a rotina de alimentação na boca, limpeza e exercícios do corpo sem movimento, troca de equipamentos, lista de remédios. Uma sequência de frutrações para as coisas mais simples.



Afinal, Will Traynor era um jovem-executivo-em-carreira-promissora em Nova York, CEO de uma multinacional e fã de turismo de aventura, até sofrer um acidente que prendeu seu corpo a uma cadeira de rodas dois anos antes.

Por outro lado, Louisa Clarke é uma jovem de 26 anos, que se veste de forma peculiar e precisa sustentar a família (pais, e uma irmã com um filho pequeno). É uma Pollyana moça contratada para ser a cuidadora de Will.

Na verdade, tem um fator X que dá um peso ainda maior na história. Mas esse spoiler não vale a pena fazer pra você.

O legal é que Louisa, narradora na maior parte do livro, é um personagem bem verossímil. Gente como a gente. Do tipo que tem uma família cheia de problemas, um trauma de adolescência, e só um vestido chique no guarda-roupa. Tem coisa mais irritante do que um personagem sem dinheiro pra viver que aparece com roupas pra toda ocasião e tem sempre uma conta corrente pra viajar?

Faltou sutileza

Agora me incomodou bastante no livro a falta de sutileza na escrita de Jojo Moyes. Literatura, literatura mesmo de verdade, é quando o escritor mostra o caminho pra você entender os personagens e a situação, mas omite outras tantas informações.

livro-como-eu-era-antes-de-voce-menos1naestante 02

Essa omissão é importante pois fica o espaço pra o leitor preencher a lacuna com as suas impressões e sua visão das coisas. Enriquece a experiência da leitura. Em Como eu era antes de você, está tudo dito e escancarado.

Sabe aquele livro sobre o qual você PRECISA conversar com alguém quando acaba, pois fatalmente a pessoa absorveu o significado de um jeito completamente diferente do seu? Não, não é esse.

Mas tudo bem, vale muito a pena ler. A evolução da história é muito boa, e a leitura flui. Você fica apegado aos personagens, querendo saber como vai ser amanhã. Se Louisa vai conseguir animá-lo. Se eles vão viver de alguma forma o amor que sentem.

Música escrita

Destaque especial pra essa passagem sobre o primeiro concerto de música clássica de Louisa, que me fez ter vontade de assistir a algo assim qualquer dia desses:

O maestro parou, deu dois toques na tribuna com a batuta e fez-se silêncio absoluto. Todos pararam e a plateia ficou atenta, à espera. Ele então baixou a batuta e de repente a sala foi tomada pelo som. Senti a música como se fosse algo físico que não entrava só pelos meus ouvidos, mas fluía dentro de mim, me cercava, fazia meus sentidos vibrarem. Estava toda arrepiada e minhas mãos ficaram úmidas. Will não tinha falado que era assim. Pensei que fosse ficar entediada. Mas aquela era a coisa mais linda que eu já tinha ouvido. E ainda fazia a minha imaginação percorrer caminhos inesperados; sentada ali, pensei em coisas que não passavam mais pela minha cabeça havia anos, fui invadida por velhas emoções; novas ideias e pensamentos surgiam como se minha percepção se ampliasse. Era quase excessivo, mas eu não queria que parasse.”

Estou tão acostumada a ler clássicos ou livros com mais de 20 anos de escritos, que gostei de encarar uma leitura contemporânea em que os personagens também mandam mensagens em vez de telefonar.

Como eu era antes de você - filme

O próximo passo é obviamente me render 100% e assistir ao filme, afinal é até difícil vislumbrar os rostos dos personagens principais sem pensar nos atores Emilia Clarke e Sam Claflin. (assista ao trailler).

Veja o que as integrantes do #BlogseLivros têm a dizer sobre o livro

Chat-Femininohttp://chat-feminino.com
Desejo do Diahttp://www.desejododia.com.br/2016/08/como-eu-era-antes-de-voce-resenha.html
Dona Bispahttp://www.donabispa.com/2016/08/dica-de-leitura-como-eu-era-antes-de.html
Mundo da Helenhttps://mundodahelen.com/2016/08/26/livro-como-eu-era-antes-de-voce-jojo-moyes
Nerdivinashttps://nerdice.com/nerdivinas/biblioteca-nerd-como-eu-era-antes-de-voce-de-jojo-moyes
Oxente Meninahttp://www.oxentemenina.com/2016/08/como-eu-era-antes-de-voce
Vaidade Pega – http://www.vaidadepega.com.br/2016/08/como-eu-era-antes-de-voce-resenha.html

Como eu era antes de você, Jojo Moyes
Nota: 3/5
Editora: Intrínseca, 2012.
Páginas: 320
ISBN: 978-85-8057-326-8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , ,

4 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *