Ninho de livros no prédio

Monte um ninho de livros como esse.

Dia desses cheguei no prédio em que eu moro e tive uma grata surpresa: um ninho para troca de livros no estilo “pegue um e deixe outro” no hall do edifício. Nunca tinha ouvido falar de iniciativa semelhante em condomínios, e fiquei totalmente encantada que alguém tenha montado uma fofura dessas justamente no prédio em que eu moro. 

De cara peguei uma edição amarelada e linda de Um Aprendizado ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector. E deixei dois livros lá, um deles se não me engano foi o Luxúria, de João Ubaldo Ribeiro, daquela coleção dos 7 Pecados capitais.

Uma aprendizagem - Clarice Lispector

Clarice Lispector: aquisição que fiz no ninho de livros <3

Quase toda vez que eu passo, dou uma olhadinha pra ver se tem coisas novas lá e vejo que o cantinho tem virado um espaço de livre interação entre os moradores, só que à moda antiga. Apareceu anúncio de bicicleta pra vender, DVDs e jogos de videogame. :)

A família ou amigos que me visitam sempre acham que eu que montei a mini biblioteca, e não é que é uma ideia que eu gostaria de ter tido? Obrigada a você que teve. Por isso eu decidi escrever aqui pra estimular vocês a montar um espaço desses no prédio onde vocês moram. É tão simples que não tem nem desculpa.

  1. Conversar com o síndico

    O ninho de livros deve ficar na área comum do prédio, e você precisa que o síndico aprove a ideia. Vai que você dá sorte e a pessoa até abraça a causa junto, o que vai facilitar e mobilizar ainda mais.

  2. Arrumar um caixote

    ou estante pequena – No meu prédio, usaram um caixote de pallets e eu achei de ótimo tamanho. Simples e funcional. Se você arrumar uma estante pequena também é válido, só precisa caber no espaço que você conseguiu.

  3. Faça uma plaquinha

    – As pessoas não vão entender de cara o que aqueles livros estão fazendo ali se não ficar explicado. Deixe uma plaquinha dizendo que são livros livres, a pessoa pega um, lê e devolve. Ou pega um e deixa outro.

  4.  Junte livros e deixe para começar

    – Desapegue de alguns livros bons da sua estante e/ou pegue algumas doações com amigos pra dar o start no ninho de livros do seu prédio. Os seus vizinhos vão ficar bem mais animados se encontrarem ótimas leituras lá.

  5. Comunique e cuide do ninho

    Peça ao síndico para espalhar a notícia no canal de comunicação do prédio (e-mail,  WhatsApp ou reunião do condomínio) e não deixe de cuidar do ninho, dando uma arrumadinha de vez em quando e tirando livros nada a ver que apareçam (exemplo: dicionários enormes ou livros didáticos usados). Sempre tem aqueles vizinhos, né?

A primeira vez que eu ouvi falar nesse conceito foi com o projeto Little Free Library, que começou nos Estados Unidos com mini casinhas fofas pra abrigar os livros, no estilo caixa de correio. Aqui no Brasil esse tipo de iniciativa ganhou o nome de ninho de livros, e tem ocupado vários recantos. Você vê mais informações  nessa página no Facebook.

Little Free Library - Foto 03

Little Free Library – Foto daqui.

Little Free Library - foto 02

Little Free Library – Foto daqui.

Little Free Library - Foto 01

Little Free Library – Foto daqui.

Se você conseguir montar um ninho de livros, manda a foto que eu acrescento aqui no post pra estimular outras pessoas. <3

CURTIU? COMPARTILHE. – Comente. – Curta e siga o blog no Facebook. – Compartilhe este post no Facebook. ShareAssine a newsletter e receba o blog no seu e-mail. – Siga o blog no Twitter e Instagram.

É muito importante pra mim saber o que vocês acham do que escrevo (ou os colaboradores), e me estimula a continuar postando. <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , ,

Um Comentário

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *