Uma foto publicada por Isa Ialy (@isa_ialy) em

Opinião de Isa Ialy | @isa_ialy

Essa foi a leitura mais desejada e esperada desse e para esse ano! Já me perguntei: porque não o li antes? Acho que tudo tem sua hora! Tive pena quando passei da metade… Rs

O principal tema do livro é o racismo, mas a autora também fala de questões como justiça social e educação. Uma delícia de leitura de uma história narrada por alguém que fez parte dela, entre seus seis e nove anos, mesclando aventuras, travessuras e conflitos; Scout, talvez uma jovem adulta, conta a história sob seu olhar quando criança.

Harpe Lee aborda questões sérias, como o racismo, usando uma linguagem simples e fluida. Tamanha foi sua ousadia em falar de um assunto numa época (1960) e lugar (Alabama, EUA) em que a discriminação racial era tão forte que o negro sempre ocupava lugar inferior ao branco e não podia sentar nem circular, livremente, nos mesmos lugares que esse. 

Mas não é a toa que a obra continua sendo relevante até hoje, porque no mundo inteiro há discriminação nas suas mais diversas formas: racial, social, cultural, sexual, intelectual, ideológica, religiosa, etc. Penso na ALTA dívida que temos com os negros pelo tratamento desumano que tiveram em nosso país. Penso nos judeus… 😥🙈🙈

Décadas se passaram e aqui estamos, intolerantes com a diversidade, insensíveis e indiferentes com o desrespeito e suas consequências.

Tem livros que contribuem pra nos tornar uma pessoa melhor, depois de nos fazer pôr a mão na consciência e repensar a maneira de enxergar o outro (gente como a gente!).

Agradeço a Deus por me dar essa chance; por usar a literatura, especialmente esta, pra me ensinar a ter mais empatia (estar/sentir com) pelo outro.

Foi uma leitura feliz!!! =))

Não é a toa que é o favorito de muita gente! ❤📖 |

Obs.: Harper Lee faleceu no mês passado (19/02); o mês que escolhi pra ler O Sol é para todos. 😲

 


Esta é uma nova seção do blog, onde vou colocar resenhas curtas e depoimentos sobre livros dos leitores. É cada declaração tão massa que vejo no Instagram, no Facebook, etc, que deu vontade de criar esse espaço pra vocês. A publicação é com a autorização do autor, logicamente. Gostaram? ;)

SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, FAÇA UMA AÇÃO.

– Comente

– Curta e siga o blog no Facebook.

– Compartilhe este post no Facebook. Share

Assine a newsletter e receba o blog no seu e-mail.

– Siga o blog no Twitter e Instagram.

É muito importante pra mim saber o que vocês acham do que eu escrevo, e me estimula a continuar postando. <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , ,

5 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *