Cantinho de leitura - minha varanda

A  varanda é o meu melhor lugar de leitura do mundo.

Pode parecer besteira, mas uma coisa que pode melhorar e muito seu hábito de ler é ter um cantinho especial de leitura em casa. Posso garantir que você vai se surpreender com o efeito que um espaço adequado é capaz de fazer pela sua relação com os livros.

Comecei a perceber isso na minha busca e estudos sobre organização (leia sobre o Getting Things Done). O primeiro lugar que mudei em casa foi o meu home office, pois enxerguei a diferença que faz na minha produtividade ter um lugar organizado e que atenda de forma prática às necessidades que tenho enquanto trabalho.

Por exemplo, uma série de documentos que preciso consultar com frequência ficavam entocados num armário em outro quarto e agora eu os tenho sempre à mão. Sobram menos desculpas para procrastinar ações que dependiam deles.

Aos poucos tenho mudado muito a minha casa com base na ideia de funcionalidade. E isso aconteceu com os meus espaços de leitura também. 

Aqui em casa tem um quarto menor com uma estante onde guardo meus livros, e uma poltrona antiga e confortável à qual sou super apegada. Dei uma analisada com essa visão crítica e fiz três modificações que foram bem certeiras (tirei foto mas não ficaram boas, então vai só a descrição).

  • Mudei a posição da poltrona. Ela ficava de costas pra janela e me dava a vista de uma parede vazia, o que passava uma pequena sensação de confinamento. Agora fico de frente pra janela, que é muito mais agradável.
  • Coloquei um pufe junto da poltrona, pois fazia falta ter um apoio pra os livros ou uma xícara de café.
  • Pus alguns quadros na parede, que deixaram o ambiente mais aconchegante.

Vocês podem me achar meio louca até, hahaha. Mas notem que às vezes são pequenos incômodos que fazem a gente desistir de fazer algo naquele momento. Você já percebeu isso?

Depois chegou o verão e ficou calorento ler no quarto (mais um ponto pra resolver). Fatalmente o meu espaço favorito de leitura no meu apartamento se tornou a varanda. Mais especificamente nessa coisa de Deus que se chama R-E-D-E. <3

No entanto, também precisei fazer um ajuste, porque a minha varanda é pequena e eu tinha enchido ela de plantas (outra coisa que eu amo). Mal sobrava espaço pra ficar de boas lá. Então doei alguns vasos, reorganizei as plantas pra não me atrapalharem e comprei um banquinho de madeira por R$ 35 no Mercado de São José, pra servir de apoio. Ainda quero colocar decks de madeira no chão, mas isso é outro capítulo.

A minha experiência ilustra que algumas pequenas melhorias podem transformar o seu cantinho de leitura no melhor lugar para se estar. Pra você fazer uma pequena revolução pelo seu hábito de leitura também, aí vão alguns pontos a observar e algumas ideias.

  1. Boa iluminação é imprescindível pra não prejudicar sua visão. Se possível, dê preferência a um espaço onde dê pra aproveitar a luz natural (varanda ou perto de uma janela) durante o dia e que tenha iluminação suficiente à noite. Uma luminária pode ajudar.
Cantinho de leitura 01

Lugar perto de janela e luminárias ajudam.

  1. Temperatura confortável. Ventilador ou cobertor pode ajudar a alcançar esse ponto, dependendo da época do ano e do local em que você está.
Cantinho de leitura 02

Varandas sempre podem ser bem aproveitadas.

  1. Precisa ser confortável o suficiente pra você passar horas, mas não tanto que faça você dormir. Eu mesma não consigo ler na cama porque durmo.
Cantinho de leitura 03

Boas ideias: rede dentro de casa ou colchão forrado com um tecido legal e almofadas.

  1. O mínimo de distrações possíveis. Essa questão é mais pessoal, porque o que distrai algumas pessoas não incomoda outras. Eu não tenho problema em ler na varanda, mesmo com o barulho do videogame do meu marido ou o som de um maracatu na vizinhança. Mas se você elegeu o sofá da sala como melhor lugar e ele vive com a televisão ligada e cheio de gente conversando, é melhor rever.

 



 

Cantinho de leitura 04

Um pouco de isolamento em canto não aproveitado da casa.

  1. Não, você não precisa gastar muito dinheiro pra isso. Pode ver que eu coloquei aqui algumas fotos que inspiram a criatividade e você poder aproveitar o que tem. Uma poltrona mesmo velhinha com uma manta em cima e um apoio ficam ótimo. O casamento tapete com almofadas também é convidativo. Cadeira na varanda é suficiente. Enfim, o negócio é fazer do seu jeito.
Cantinho de leitura 05

Almofadas e tapete, pra que mais?

E você, tem alguma dica legal pra criar ou melhorar o cantinho de leitura? Já fez isso? Conta aí nos comentários. Espero que o post lhe ajude a melhorar seu espaço e, consequentemente, ler mais que é objetivo de tudo. :)

Fotos daqui: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , ,

11 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *