Lygia Fagundes Telles, 92 anos

Lygia Fagundes Telles, 92 anos

Sabe essas gratas surpresas que você descobre em cliques aleatórios pela internet? Foi assim que me deparei com o projeto Leia Mulheres, criado pela escritora Joanna Walsh.

O #readwomen2014 é um movimento que grita como o mercado editorial ainda é restrito para as mulheres, e estimula que as pessoas façam essa coisa simples que é prestar mais atenção em autores do sexo feminino.

Acabei me dando conta de uma coisa que eu nunca tinha pensado antes: eu realmente costumo ler pouco mulheres.

E você? Já pensou nisso?

É uma coisa estranha, que a gente faz sem se dar conta. Porque no fluxo natural das coisas, os escritores homens se destacam mais. E não, não é para deixar de ler seus autores preferidos para ler mulheres e blá blá blá. Sem radicalizar.

Só que é importante pensar na questão, já que vivemos em um mundo tão machista em pleno ano de 2015 – quando deveríamos estar andando em pequenas naves pelas ruas, segundo filmes de ficção científica de décadas passadas.

Como em todas as áreas, isso também acontece com força no mercado editorial. Para entender melhor, recomendo fortemente este texto fantástico: Homme de Plume: O que aprendi quando deixei de ser escritora e me tornei um escritor.

>> Participe do evento no Facebook do Leia Mulheres – Recife.

O legal é que o Leia Mulheres também acontece ao vivo por meio de vários clubes de leitura pelo Brasil e fora dele. Descobri que logo mais, dia 12 de setembro, teremos o primeiro encontro aqui no Recife (Edf. Texas, 1 º andar, Pátio de Santa Cruz). O debate será sobre a obra Seminário dos Ratos, de 1977, de Lygia Fagundes Telles. 

A proposta é bem legal, e a minha meta é ler o livro pra participar (vem, feriadão!). A tirar pela coletânea de contos da autora Antes do Baile Verde, que li há muitos anos, o livro escolhido promete. Se você mora por aqui, vamos participar?

Edições do livro Seminário dos Ratos (1977)

Edições do livro Seminário dos Ratos (1977)

>> Veja outras cidades em que acontece o movimento e participe:

Brasília
Curitiba
Fortaleza
Rio de Janeiro
São Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *