Bicicloteca em São Paulo

Bicicloteca pelas ruas de São Paulo. Foto: Flickr Green Mobility

Quem bate no peito pra dizer que ama livros é porque viveu uma experiência intensa com a leitura pelo menos uma vez. Sim, os livros, a leitura, a literatura transformam. É conhecimento e arte. Por isso que é tão inspirador conhecer iniciativas de democratização da leitura, e histórias de pessoas que mudaram abraçadas com os livros.

Neste post trago algumas ações desse tipo, inspirada pelo Globo Repórter da última sexta-feira. Mesmo não sendo fã do programa, fiquei feliz de ver um espaço tão nobre dedicado aos nossos queridos livros e ao poder de unir a sociedade que eles têm.

>> Quem quiser assistir ao programa, dá pra ver aqui, bloco por bloco.

  1. Geladeira Cultural
    Começando com o projeto iniciado em Olinda, com a filosofia de matar a fome de conhecimento das comunidades. A ideia é bem criativa: geladeiras velhas e sem uso são transformadas em estantes cheias de livros doados, abertas ao empréstimo para todo mundo do lugar. O vídeo abaixo mostra direitinho.

Contato: periferiaecidadania@gmail.com

2. Leitura no hospital
O dia a dia de crianças que esperam por atendimento ou que estão em tratamento é amenizado pelos voluntários do projeto de leitura do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Passam de leito em leito lendo livros infantis para crianças e até bebês, trazendo alento em momentos difíceis. Bem bonito o projeto, e o legal é que acontece há 17 anos.

Projeto Leitura no Instituto Fernandes Figueira

Voluntárias fazem os dias nos hospitais menos ruins para as crianças

>> Vale muito à pena também conhecer a história do Cícero, o catador de lixo que virou médico.

3. Bicicloteca
Quando ainda era morador de rua, Robson encontrou na leitura a fuga para a dor da perda da família, do Ceará. E a partir daí, começou a querer levar a leitura para confortar outras pessoas em situação de rua. Nasceu o projeto Bicicloteca, em associação com uma ONG e com incentivo de várias empresas. Empresta livros gratuitamente pelas ruas de São Paulo. O vídeo abaixo, tem 40s em que resume essa ação tão linda.

E você conhece mais iniciativas legais? Comenta aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *