Ainda no clima do Dia das Crianças, pedi aos leitores do blog no Facebook e no Twitter do Menos um na estante para indicarem livros encantadores para os pequenos. A gente quer que o número de leitores aumentem, mas isso só vai acontecer se não houver estímulo à leitura desde os primeiros passos. Tanto dando o exemplo, quanto abastecendo os pequenos com bons livros. Das sugestões de todo mundo, mamães, papais, titios e titias da vida real – obrigada a todos! -, pincei cinco para indicar sem medo aqui:

A Árvore Generosa, de Shel Silverstein

A Árvore Generosa, Shel SilversteinDa sinopse: “‘A árvore generosa’ é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta”. A tradução foi feita por Fernando Sabino. A indicação foi de Keila, que deu o livrinho de presente pra sobrinha Luana, de 6 anos. Bianca também indica, do mesmo autor, Uma girafa e tanto.

 

 

 

 

 

O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett

O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett Da sinopse: “Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.” O livro é de 1911, virou filme e teatro e continua a fazer sucesso. Marcou a infância de Dulce.

 

 

 

 

O Meu pé de laranja lima, José Mauro de Vasconcelos

Meu pé de laranja lima, de José Mauro VasconcelosDa sinopse: “Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.” Um filme, que parece ser bem legal, foi lançado em 2012. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968. Dica da mamãe Cida.

 

 

 

 

A História Sem Fim, Michael Ende

A História Sem Fim, de Michael Ende Da sinopse: “A mágica aventura de Bastian, um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar.” Um filme baseado neste livro, na minha infância, fez muito sucesso. Sugestão de Luciana.

 

 

 

 

 

Zoom, Istvan Banyai

Zoom, de Istvan BanyaiDa sinopse: “Este livro provocante, sem palavras, pode ser ‘lido’ tanto de frente para trás como de trás para frente. As ilustrações deste livro inovador podem mudar as idéias sobre tudo o que é visto. Nesta aventura surpreendente, até filosófica, nada é o que parece ser.” Dica da mamãe Bianca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , ,

4 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *