Little free library 1

little freelibrary 02         Little Free Library 03

O projeto Little Free Library é uma fofura. E mas do que isso é uma linda iniciativa de democratização do livro. As pessoas constróem nos seus jardins pequenas cabines como essas e as enchem de títulos, que ficam disponíveis pra quem quiser pegar um. Devem ser devolvidos depois da leitura pra que outras pessoas curtam. O slogan é “Take a book, return a book”.

A primeira Little Free Library foi construída por  Todd Bol, em Wisconsin, EUA, no ano de 2009, como homenagem à mãe, que era professora. Desde então, não é uma nem dez, são mais de 1.500 dessas “bibliotecas de jardim” espalhadas pelo mundo, mais especificamente em 20 países. Além de promover o amor à leitura, e de unir pessoas muito diferentes  na construção das estruturas, o projeto teve um desdobramento muito legal. O GIFT (Give It Forward Team) é uma equipe que apóia a construção das mini-livrarias em comunidades que não podem bancá-las.

Há um mapa no Google Maps que reúne as iniciativas pelo mundo, a maioria está nos Estados Unidos.

Little Free Library no Google Maps

Então o primeiro pensamento é: isso não daria certo no Brasil. Tenho minhas dúvidas, sempre corre o risco absurdo da casinha ser pichada ou depredada, mas ainda assim acho que vale a pena. Para provar o contrário, o dono do Livros e Afins decidiu trazer o projeto pra o Brasil, e criou uma minibiblioteca livre em Curitiba. Tudo indica que o projeto vai de vento em popa por lá.

Minibiblioteca em Curitiba

Fica a dica pra gente, pra mim, pra você, movimentar uns pauzinhos, unir forças (um marceneiro, alguns amigos, iniciativa privada) e ir espalhando essa ideia.

Vi aqui informações e as três primeiras fotos. Dica da leitora Lívia Machado.
Foto da minibilioteca de Curitiba daqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , , , , ,

2 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *