Open Air Library, Alemanha

Open Air Library, Alemanha

O que é possível fazer com mil caixas de cerveja e livros? Uma biblioteca pública. Pelo menos na cidade de Magdeburg, na Alemanha, foi assim. A própria população recebeu doação das caixas de uma empresa do lugar e contou com a ajuda do escritório de design Karo para erguer o espaço, além de madeira de um antigo armazém.

Tudo parte de um movimento para recuperar a auto-estima da cidade, com muitos desempregos e poucos espaços públicos. Depois de uma bem-sucedida experiência na construção, num festival de dois dias, o grupo conseguiu recursos do Governo Federal e ergueu a Open Air Library, em 2009.

Os livros da biblioteca ao ar livre foram doados pelos moradores, e estão lá à disposição deles 24 horas por dia, sem segurança nem bibliotecário. São mais de 2 mil e as doações não param. A própria população colaborativamente cuida do espaço e se orgulha do projeto, que além de se tornar um ótimo espaço de lazer e educação na cidade, ajudou a reciclar o lixo. A pergunta inevitável é: será que algo assim funcionaria aqui?

Open Air Library, Alemanha

Eu só não entendi como esses blocos brancos são caixas de cerveja, confesso.

Vi no Planeta Sustentável. Dica de Dulce. Fotos de Anja Schlamann.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , , , , , , , ,

7 Comentários

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *