101651382_82f2b6d1b6

Foi divulgado um panorama bem interessante sobre o conteúdo dos blogs no Brasil, baseado na análise de 20 mil deles. Ficamos sabendo que a maioria dos blogs (24%) se encaixa na categoria ‘entretenimento’. Dentro dela, cabem vários temas. Por exemplo, 67% são de humor, 6% são de música, 5% são sobre cinema e, pasmen!, 5% tratam de literatura.

Com toda a baixa expectativa evocada quando se fala em literatura no Brasil, confesso que fiquei surpresa em saber que existem blogs de literatura na mesma quantidade de endereços de cinema. Como mencionou o amigo @adelmovas, no “velho confronto entre ler e assistir”, eu sempre acho que a primeira opção perde feio.

Só que tem o outro lado da coisa. Muitos, muitos ‘blogs de literatura’ focam apenas em best-sellers e/ou títulos para o público infanto-juvenil. É um achismo baseado na minha experiência de navegação, pois raramente encontro novos bons blogs buscando por “livros” e “literatura” no Google. E, enfim, muita gente gosta dessa linha, mas não eu (com raras exceções) e, acredito, nem você que está aqui.

Todo esse raciocínio me lembrou de fazer uma coisa que venho adiando há tempos: indicar uma tuia de bons merecedores blogs de livros e literatura, aqueles que têm lugar cativo no meu Google Reader. Segue a lista:

  1. Livros e Afins
  2. Não me culpem pelo aspecto sinistro
  3. Painel das Letras
  4. NotaPE
  5. Breathing Books
  6. Todo Prosa
  7. O Silêncio dos Livros

Foto: Leo Reynolds

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , ,

Um Comentário

Join the conversation and post a comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *