Camisa do Brasil. Foto: Vitor Guerson

Quem disse que não tem bom humor no mundo dos livros? Numa espécie de reação aos prêmios literários onde poucos têm vez, e onde o processo de seleção e escolha levanta pouco debate, foi criada a Copa de Literatura Brasileira, desde 2007. Na quarta edição, o campeonato coloca sempre dois romances nacionais para disputar as partidas.

Há um pré-seleção de 16 títulos lançados no período e um corpo de jurados. Um deles sempre apita a jogada, escolhendo um dos livros e escrevendo uma resenha para justificar a escolha. Os leitores, da resenha ou do livro, podem opinar ou discordar à vontade. No blog, o criador Lucas Murtinho conta que o principal ponto é levantar um debate inteligente e trazer à luz mais obras. Ele se inspirou no norte-americano Tournament of books, criado em 2005.

Na Copa de Literatura Brasileira 2009, o Galiléia do pernambucano Ronaldo Correia de Brito foi derrotado na final pelo adversário Flores Azuis, da Carola Saavedra, que levou a taça. Eu nem gosto de futebol, mas essa Copa eu vou acompanhar.

Foto de Vitor Guerson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags deste post: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *